NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Por que é tão difícil parar de fumar?

Apesar de todas as informações de conhecimento público sobre os males do tabagismo, sabe-se que muitos apesar de desejarem, não conseguem parar.

Apenas 5% dos fumantes ao tentarem parar de fumar são bem sucedidos, ou seja de cada 20 pessoas, apenas uma.

Isto ocorre pois a nicotina contida na fumaça do cigarro, produz um mecanismo de dependência química, responsável por um intenso desconforto ao se tentar deixar de fumar. Neste processo ocorre Irritação, dificuldade de concentração, intensa ansiedade, sonhos e pesadelos, aumento de fome com consequente ganho de peso, forte desejo de fumar e alguns evoluem com depressão.

Estes sintomas são conhecidos como síndrome de abstinência e são responsáveis pelas primeiras falhas ao se tentar deixar o cigarro.

A este aspecto químico, se somam a dependência psicológica e o componente do hábito representado por movimentos automáticos em direção do cigarro (exemplos: fumar ao dirigir, ao trabalhar ao computador, ao falar ao telefone).

Hoje quando um tabagista deseja parar de fumar e recebe apoio profissional, representado por correta avaliação, medicação e acompanhamento de seu processo de abandono aumenta muito as chances de sucesso.

Nos últimos 10 anos temos tido a oportunidade de realizar um trabalho de apoio a pessoas que apesar de desejarem parar de fumar tem tido dificuldade e acompanhei a evolução de vários medicamentos com este fim e tenho a gratificação de ter ajudado muitas pessoas que sem este apoio não teriam conseguido abandonar o cigarro.

Dr. Rodolfo Fred Behrsin
Médico Pneumologista e Coordenador do GAAT (Grupo de Apoio ao Abandono do Tabagismo)


Mais informações no endereço:
http://www.respirear.blogspot.com/
respirear@yahoo.com.br

Nenhum comentário: