NO BRASIL, SÃO 52.000 CASOS DE INCIDÊNCIA DE CÂNCER NA PRÓSTATA, 14.000 MORTOS POR ESTA DOENÇA E ESTE É O SEGUNDO TUMOR QUE MATA HOMENS SENDO TAMBÉM, ASSINTOMÁTICO.
GERALMENTE, O CÂNCER DE PRÓSTATA APARECE DEPOIS DOS CINQUENTA ANOS DE IDADE, É UMA DOENÇA QUE PODE SER DESCOBERTA ATRAVÉS DOS EXAMES DE SANGUE( PSA) E TOQUE RETAL FEITO POR UM MÉDICO UROLOGISTA (É UM EXAME RÁPIDO, DURA MAIS OU MENOS 20 MINUTOS E INDOLOR).
PREVENÇÃO
ATÉ HOJE NÃO EXISTE NADA COMPROVADO PARA PREVENIR ESTA DOENÇA, ELA É SILENCIOSA, POR ISTO, O MAIS INDICADO É O HOMEM QUE TEM HISTÓRICO DE CÂNCER NA FAMÍLIA PROCURAR UM UROLOGISTA AOS 40 ANOS PARA REALIZAR OS EXAMES QUE DETECTAM A DOENÇA E OS QUE NÃO TEM HISTÓRICO, AOS 45 ANOS. QUANTO MAIS RÁPIDO DETECTAR A DOENÇA, MAIS EFICIENTE SERÁ O TRATAMENTO.
FATORES DE RISCO
- 1 EM CADA 6 HOMENS SÃO PROPENSOS A TER CÂNCER DE PRÓSTATA;
- O HISTÓRICO FAMILIAR (40/ 45 ANOS)
TRATAMENTO
UMA VEZ DETECTADA A DOENÇA, A CIRURGIA É O MELHOR TRATAMENTO. EM ALGUNS CASOS, A RADIOLOGIA FUNCIONA ( É REALIZADA NO INTERIOR DA PRÓSTATA COLOCANDO-SE UMAS SEMENTINHAS LÁ DENTRO). MAS, REPETINDO, NÃO HÁ NADA COMPROVADO QUE REALMENTE PREVINA A DOENÇA.
INCA
O INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA) SE RESERVA A ATENDER OS CASOS GRAVES. DESCOBRIR ANTES DE SE TORNAR GRAVE É O SEGREDO DA PREVENÇÃO. E ESTE ESTUDO PODE SER REALIZADO PELO SEU MÉDICO UROLOGISTA.
ENTÃO HOMEM, CUIDE-SE! SUA VIDA É FUNDAMENTAL.
Texto baseado na entrevista com o Dr. Luis Fernando Corrêia
Assista a entrevista completa no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário