NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, 24 de maio de 2011

CORAÇÃO, ESTRESSE E PRAZER


BIOLOGICAMENTE, O CORAÇÃO É UM MÚSCULO VITAL, QUE BOMBEIA O SANGUE, PERMITINDO TAMBÉM SUA CIRCULAÇÃO POR TODO O CORPO. ELE É PREPARADO PARA AGUENTAR UMA CERTA DOSE DE ESTRESSE, NO MÍNIMO O DOS SEUS PRÓPRIOS MOVIMENTOS DE DIÁSTOLE E SÍSTOLE.


O SISTEMA HOMEM É COMPOSTO DO BIOLÓGICO E DO PSICOLÓGICO. ELE É PSICOSSOMÁTICO, PSICOFÍSICO OU CORPOMENTAL, DEPENDENDO DA LINHA DE PENSAMENTO QUE O ESTUDA. EM TODAS ESTÃO PRESENTES OS DOIS ASPECTOS: O FÍSICO E O EMOCIONAL/SENTIMENTAL/MENTAL.


AS FUNÇÕES AFETIVAS SE LOCALIZAM NO CÉREBRO, NA REGIÃO LÍMBICO-HIPOTALÂMICA, MAS AS FUNÇÕES AFETIVAS DO CORAÇÃO SÃO RECONHECIDAS PELAS CRENÇAS OCIDENTAIS,


TODO SISTEMA-HOMEM SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS DOS CHOQUES EMOCIONAIS, DECORRENTES DO NOSSO JEITO POUCO EQUILIBRADO DE TRATAR A VIDA.


QUANDO O CORAÇÃO SE ACELERA, EM RESPOSTA A UM ESTÍMULO AFETIVO, UM ESTRESSE POSITIVO É GERADO-QUEM JÁ NÃO SENTIU ISSO?


QUANDO, DIANTE DAS TENSÕES COTIDIANAS, REAGIMOS COM ANSIEDADE, RAIVA, COMPULSIVIDADE, CONTROLE, POSSESSIVIDADE, RIGIDEZ E OUTROS, E FAZEMOS DISSO UMA ROTINA, O CORAÇÃO SE DESCONTROLA. A “BOMBA” PERDE O RITMO, E NÓS NOS TORNAMOS VÍTIMAS DE ALGUMA CARDIOPATIA. O CORAÇÃO ACABA DE ENTRAR EM PROCESSO DE ESTRESSE NEGATIVO, GRAÇAS AO NOSSO COMPROMETIMENTO COM OS ASPECTOS RESTRITIVOS DO VIVER DIÁRIO.


O QUE PODE PREVENIR AS “DOENÇAS DA CIVILIZAÇÃO”, DECORRENTES DE UM ESTILO DE VIDA ESTRESSANTE? NO VAREJO, EXERCITAR-SE NAS DIVERSAS ALTERNATIVAS OFERECIDAS PELO MERCADO, ENTRE ESPORTIVAS, CULTURAIS E PARTICIPATIVAS. NO ATACADO, MUDAR O ESTILO DE VIDA, O QUE PODE INTERFERIR NA SAÚDE CORPOMENTAL E PROPICIAR O PRAZER QUE CADA UM MERECE. O PRAZER PRODUZ DOPAMINA E ENDORFINA, SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS QUE ALIMENTAM TODO O CORPOMENTE COM A ENERGIA DA VIDA.


DÉLCIO RODRIGUES PEREIRA

PROFESSOR DE BIODANZA

Site para consulta sobre coração e prevenção de doenças cardiovasculares:
http://www.minhavida.com.br/conteudo/10039-Coma-bem-e-passe-longe-das-doencas.htm

Nenhum comentário: