Muitos pacientes acima de 65 anos, principalmente, trazem ao ambulatório uma queixa que, algumas vezes, pode não ser dada a importância devida: QUEDAS.
Cerca de 30% da população dentro dessa faixa etária, apresenta episódios de quedas dentro de casa. Este número é muito importante, pois as quedas são marcadores de fragilidade do paciente e podem ser indicadores de mau presságio, levando até ao óbito. Atualmente, sabe-se que os acidentes são a quinta principal causa de morte entre os pacientes geriátricos.
O que causa ??
É importante saber que as causas são evitáveis! Podemos agir para que as quedas não ocorram se soubermos onde atuar:
- Diminuição da própriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo).
- Ambientes que prejudicam como piso irregular e escorregadio; camas e vasos sanitários de altura inadequada; corrimões inadequados ou a falta deles; iluminação escassa ou muito ofuscante; tapetes desfiados.
- Hipoglicemia
E como prevenir ?
- Exercícios Físicos regulares para fortalecer a musculatura e melhorar a postura
- Cuidados com os pés (joanetes e unhas)
- Calçados adequados – uma sapatilha/sapato ou sandália que tenha um leve salto, com a sola pouco gasta e que prenda na frente e no calcanhar.
- Alterar o ambiente: corrigir a intensidade da iluminação, regular o piso, adaptar a altura da cama e do vaso, instalar corrimões .
- Alimentar-se de 3 em 3 horas.
São nessas horas que o médico e o paciente têm que agir juntos. O geriatra entende perfeitamente essa questão de quedas. O medo de cair não pode ser maior do que a vontade de superar a queda e voltar à vida normalmente!
Caiu?? Então procure o médico e vamos levantar juntos!!
Dr Maurício Ramos
CRM : 52.89988-7
Contato : (21) 88873881
e-mail : drmauricioramos@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário