NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Conheça melhor o Instituto Doutores de Coração


Como surgiu o Instituto Doutores de Coração (IDCOR)?


No ano de 2007, em uma reunião entre amigos, dois irmãos médicos sugeriram que se fizesse alguma coisa para ajudar os menos favorecidos na prevenção de doenças.

Nasce então a primeira ação social do Projeto Doutores de Coração, no bairro de Piratininga, com cerca de 30 voluntários amigos, onde foram atendidas mais de 300 pessoas.

Foi tamanho o sucesso alcançado nesse evento que ficou resolvido que se daria continuidade e a cada ação realizada mais pessoas se engajavam ao trabalho, empresas aderindo como parceiras e cada vez mais pessoas eram atendidas.

Em 2008 éramos aproximadamente 100 voluntários, diversas empresas apoiando nossos trabalhos e vimos a necessidade de se crescer de forma organizada e com transparência e surge assim o Instituto Doutores de Coração - IDCOR.

Até o final do ano de 2010 já contabilizávamos 12 ações sociais realizadas em bairros distintos no município de Niterói, com mais de 6.200 pessoas atendidas e envolvendo cerca de 150 voluntários.

Observamos também que 9% dos atendidos em todas os eventos são oriundos do município vizinho de São Gonçalo- RJ. Isto se deve ao fato de que várias ações sociais foram realizadas em áreas limítrofes com o município de Niterói.

Qual é o trabalho que o IDCOR desenvolve?

Todo nosso trabalho tem como meta principal a saúde preventiva por acreditarmos que uma sociedade conscientizada e orientada quanto à prevenção tem mais chance de não desenvolver doenças.

Dê-nos alguns exemplos de ações desenvolvidas no ano de 2010.

No ano de 2010 realizamos vários eventos no município de Niterói, onde destacamos o do bairro do Cubango, em parceria com o IEBM e nas instalações do Instituto Doutor March, contando com a participação de mais de100 voluntários e centenas de pessoas tiveram a oportunidade de serem atendidas por diversos profissionais.

Qual será a próxima ação?

No dia 09 de julho, sábado das 9h às 13h, estaremos realizando uma ação social na Rua Desembargador de Lima Castro, 235 – Cubango – Niterói - RJ, no Intituto Doutor March onde fica localizada a nossa sede.

Com quantos voluntários conta hoje o projeto?

Hoje somamos mais de 150 voluntários dentre médicos de diversas especialidades, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas alternativos, fonoaudiólogos e outros de formações diversas fora da área de saúde.

Que tipo de serviços são levados às comunidades?

Atendimentos médicos, nutricionais, psicológicos, fisioterápicos, fonoaudiológicos, aferição de pressão arterial, exames de glicose e colesterol, higiene bucal e aplicação de flúor, peak-flow (capacidade pulmonar), audiometria (capacidade auditiva), shiatsu, auriculoterapia, quiropraxia e cromoterapia dentre outros.

Nossos usuários têm a oportunidade de, em um só dia, passar por cerca de 10 a 15 equipes de profissionais de saúde para fazer uma revisão e obter esclarecimentos e informações.

Como deve proceder alguém que queira ser voluntário ou empresas que queiram ajudar ao projeto?

Temos como meta o crescimento do número de atendimento em nossos eventos e para tal buscamos o fortalecimento das equipes profissionais com a diversificação ainda maior dos serviços prestados e das parcerias que são de suma importância para o resultado de nosso trabalho.

Qualquer pessoa, independentemente de sua formação, pode cadastrar-se junto ao IDCOR e para isso basta nos enviar um e-mail (idcor@idcor.org.br) ou pelos telefones (21) 3471-2737, (21) 8483-8676, (21) 9602-8489 ou acessar nosso blog www.doutoresdecoracao.blogspot.com onde são postados semanalmente artigos e entrevistas sobre saúde e com mais de 100 acessos diários de usuários vindos de todos os continentes.

Nós do IDCOR vemos o trabalho do voluntário como um grande gesto de amor para com o seu próximo. É dividir com eles as oportunidades que a vida nos proporcionou, o conhecimento que adquirimos no decorrer de nossa existência.

Para nós, todos que aqui chegam e abraçam o nosso sonho é um “Doutor de Coração”, pois todos são “Doutores na arte de AMAR”.


Instituto Doutores de Coração
Equipe de Gestão Estratégica

 
Dr.Alexandre Drumond
Presidente de Honra



Vera Porto Drumond
Diretora Presidente


Alexandre Nacif
Diretor Administrativo



Rafael Cantini
Diretor Jurídico


 
Doações podem ser feitas pelo BANCO 748 UNICRED AGÊNCIA 4510 CONTA - 4239-O

Nenhum comentário: