NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

domingo, 29 de maio de 2011

Falta de ar: Problema respiratório?

Falta de ar é uma queixa muito comum nos consultórios médicos, e pode ser de causas muito variadas envolvendo tando problemas respiratórias, cardiológicas e até emocionais ficando às vezes difícil diferenciar a origem desta sensação sem uma correta avaliação.

Hoje falarei sobre dois problemas respiratórios que tem como reclamação mais comum falta de ar, que são DPOC e Asma.

DPOC significa Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e tem como principal causa a exposição e fumaça do cigarro.

O mais impressionante, é que apesar de muito comum, 70% dos portadores desta doença não apresentam o diagnóstico estabelecido, ficando sem tratamento correto. Estas pessoas tem falta de ar progressiva, as vezes emagrecimento, e vida cada vez mais limitada e ao ficarem sem o correto diagnóstico, e não receberem o tratamento específico sofrem mais do que deveriam se estivessem recebendo o correto tratamento.

O segundo problema é a asma. Cerca de 5% da população tem algum grau em diferentes gravidades deste problema, o que representa um número elevado de pessoas que se adequadamente diagnósticas e tratadas podem ter uma vida normal.

Muitas vezes estes pacientes procuram diversos serviços de atendimento a saúde, e sem o correto diagnóstico, procuram por atendimento em diversos lugares, usando medicamentos variados sem os resultados desejados ocorrendo desperdício de tempo e dinheiro, além de muito sofrimento desnecessário.

Isto poderia ser resolvido pela simples realização de um exame conhecido por prova de função pulmonar, que pode mostrar diversos distúrbios respiratórios e diferenciar a falta de ar de origem pulmonar de outras causas.

Por isso é importante considerar quando apresente falta de ar uma avaliação com médico pneumologista que pode solicitar e realizar tal avaliação diferenciando se de origem respiratória e cardiológica.

Gostaria de convidar nossos leitores a visitarem nosso blog (endereço abaixo), dedicado a discutir problemas respiratórios e tabagismo e tentar ajudar o público não médico a ter melhor conhecimento do assunto.

Dr Rodolfo Fred Behrsin
Pneumologista mestre em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense Aluno do curso de Doutorado da UFF e coordenado do GAAT (Grupo de apoio ao abandono do tabagismo – Voltado a pessoas que querem parar de fumar mas não conseguem.

Contatos: respirear.blogspot.com
Email: respirear@yahoo.com.br
Tel: 9625-8737

3 comentários:

gabriel disse...

olá
num sei oq sta avendo com migo de uns dias pra cá eu to tendo uma toce ceca mas ela ven fraca aumenta e derrepente eu perco totalmente o ar tenho q me controlar para num entrar em panico e consigo aos poucos voltar a respirar normal-mente.Estou muito preocupado com minha saúde se puder me dar alguma explicação eu ficaria muito grato. Abraços!!!!!!!

Comidas e propagandas disse...

Ola doutor meu nome é Caluane eu tenho 19 anos e quando eu mexo a parte do tórax sinto falta de ar e meu coração acelera bastante como se eu tivesse corrido muito rápido vc pode me dar alguma explicação pq isso acontece ou pode me falar mais ou menos o que eu posso ter
Aguardo resposta no meu Email calu.blog@hotmail.com
Abraço Agradeceria muito pela ajuda

Anônimo disse...

Olá, eu sofro de constantes falta de ar, mas não é todo dia, alguém teria ideia do que pode ser, se souberem, segue meu email de contato....


Email:castropedro16@hotmail.com


Grato pela a sua atenção, e espero sua resposta em breve.