Falta de ar é uma queixa muito comum nos consultórios médicos, e pode ser de causas muito variadas envolvendo tando problemas respiratórias, cardiológicas e até emocionais ficando às vezes difícil diferenciar a origem desta sensação sem uma correta avaliação.
Hoje falarei sobre dois problemas respiratórios que tem como reclamação mais comum falta de ar, que são DPOC e Asma.
DPOC significa Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e tem como principal causa a exposição e fumaça do cigarro.
O mais impressionante, é que apesar de muito comum, 70% dos portadores desta doença não apresentam o diagnóstico estabelecido, ficando sem tratamento correto. Estas pessoas tem falta de ar progressiva, as vezes emagrecimento, e vida cada vez mais limitada e ao ficarem sem o correto diagnóstico, e não receberem o tratamento específico sofrem mais do que deveriam se estivessem recebendo o correto tratamento.
O segundo problema é a asma. Cerca de 5% da população tem algum grau em diferentes gravidades deste problema, o que representa um número elevado de pessoas que se adequadamente diagnósticas e tratadas podem ter uma vida normal.
Muitas vezes estes pacientes procuram diversos serviços de atendimento a saúde, e sem o correto diagnóstico, procuram por atendimento em diversos lugares, usando medicamentos variados sem os resultados desejados ocorrendo desperdício de tempo e dinheiro, além de muito sofrimento desnecessário.
Isto poderia ser resolvido pela simples realização de um exame conhecido por prova de função pulmonar, que pode mostrar diversos distúrbios respiratórios e diferenciar a falta de ar de origem pulmonar de outras causas.
Por isso é importante considerar quando apresente falta de ar uma avaliação com médico pneumologista que pode solicitar e realizar tal avaliação diferenciando se de origem respiratória e cardiológica.
Gostaria de convidar nossos leitores a visitarem nosso blog (endereço abaixo), dedicado a discutir problemas respiratórios e tabagismo e tentar ajudar o público não médico a ter melhor conhecimento do assunto.
Pneumologista mestre em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense Aluno do curso de Doutorado da UFF e coordenado do GAAT (Grupo de apoio ao abandono do tabagismo – Voltado a pessoas que querem parar de fumar mas não conseguem.
Contatos: respirear.blogspot.com
Email: respirear@yahoo.com.br
Tel: 9625-8737