NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quinta-feira, 20 de maio de 2010

INSÔNIA NUNCA MAIS! A ARTE DE DORMIR BEM

Photo Dmitri Mihhailov/ Dreamstime.com

Problema para uns, hábito para outros: dormir pouco e com dificuldade para iniciar o sono. Insônia significa dizer dificuldade de iniciar o sono, manter o sono ou até mesmo o sono não reparador. A insônia é consequência de algum problema ou enfermidade mais grave.
Um dos tipos de insônia é a  situacional  que atinge pessoas que passam por dificuldades ocasionais e também acomete profissionais cujos turnos de trabalho são alternados bem como aqueles que ficam sempre sujeitos a fuso-horários diferentes pois não conseguem criar uma rotina para o sono.

Ela se caracteriza por:
- Dificuldade de iniciar o sono
- Acordar com sensação de cansaço, dores no corpo, irritabilidade, desânimo, mal humor
- Despertar diversas vezes durante o sono
- Dormir o tempo necessário porém acordar de manhã com o sentimento de não ter tido um sono restaurador ou suficiente
- Despertar muito cedo com dificuldade de dormir novamente

Portanto, existem algumas regras que devem ser cumpridas para que nosso organismo possa se reeducar e nos proporcionar uma boa noite de sono:
- Não ingerir bebidas alcóolicas, café, chá, refrigerante, consumir cigarro, enquanto aguarda a chegada do sono
- Procure não ler antes de dormir pois um bom livro prende a atenção e pode levá-lo a ter sua atenção voltada para ele e lhe tirar o sono
- Retirar a TV, aparelho de DVD do quarto, pois se estiver passando alguma coisa interessante que lhe prenda a atenção terá dificuldade para dormir
- Não levar preocupações ou compromissos a serem cumpridos para a cama
- Ir para cama somente na hora de dormir
- Criar em seu quarto um ambiente gostoso e saudável
- Atividades físicas somente em horários adequados ou seja evite exercitar-se tarde da noite pois isso contribuirá para atrapalhar seu sono
- Caso acorde no meio da noite e não consiga voltar a dormir, tente mudar de posição na cama
- Um copo de leite morno antes de dormir incentiva o sono graças ao triptofano (percursor da serotonina-substância envolvida no processo do sono)
- Tenha horário para dormir e acordar

Existem padrões fisiológicos para o sono: jovens e adultos se satisfazem com a média de 8 horas de sono/dia, já os idosos de 5 a 6h/dia.
Se você tem problema de insônia o uso de medicamentos só deverá ser feito mediante consulta com um profissional pois em alguns casos o uso desses psicotrópicos pode causar dependência.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.
Agora que você já aprendeu um pouco a ARTE DE DORMIR BEM, BONS SONHOS!

Nenhum comentário: