NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

segunda-feira, 17 de maio de 2010

CÂNCER DO CÓLON E DO RETO. A PREVENÇÃO É O CAMINHO!

O desenvolvimento do câncer colorretal está relacionado à hereditariedade e a hábitos alimentares e é o tipo de câncer de maior frequência dentro do aparelho digestivo, atingindo não só idosos como cada vez mais os jovens devido a fatores ambientais e hereditários.
A alimentação tem forte peso no desenvolvimento dessa doença pelo baixo consumo de fibras, frutas, vegetais, cálcio, folato e alta ingestão de gorduras, conservantes com corantes e alimentos com aditivos, carne, sedentarismo, bebidas alcóolicas e obesidade. A conservação dos alimentos de forma incorreta utilizando produtos que contribuem para o aumento de quantidade de substâncias carcinogenéticas no interior do intestino contribuem para a incidência do câncer do intestino grosso. A prevenção para essa doença consiste em uma dieta balanceada e equilibrada ingerindo-se muita fibra, vegetais, frutas e cereais, legumes frescos.
 Os fatores genéticos também têm grande contribuição para o desenvolvimento da doença mas graças a biologia celular e a oncogenética pode-se reconhecer os gens da pessoa verificando quem é ou não suscetível a contrair a doença e aqueles que tiverem a indicação deverão fazer periodicamente o exame de prevenção.
Dependendo da localização do tumor, variam os sintomas:
- No cólon direito: anemia, cansaço, mal estar, sangue nas fezes, alteração no funcionamento do intestino
                                 - No cólon esquerdo: cólicas e sangue nas fezes,  constipação  intestinal, dificuldade
                                  para evacuar
                                - No reto: presença de sangue visível nas fezes, vontade constante de ir ao  banheiro
                                  tendo sempre a sensação de vontade de evacuar mais.

Indivíduos portadores de polipos devem se submeter a retirada dos mesmos pois assim estarão evitando um possível câncer. Tanto mulheres quanto homens podem ser afetados, mas é uma doença tratável e frequentemente curável quando localizada no intestino, sem extensão para outros órgãos.
Hoje a colonoscopia é o exame mais importante para o diagnóstico do câncer colorretal.
Pessoas acima de 50 anos devem submeter-se anualmente ao exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes e aqueles que tiverem esse exame positivado deverão realizar o exame de colonoscopia.
Vale salientar que sempre é possível contribuir para a prevenção de doenças. Tenha seus exames sempre em dia, pratique exercícios e tenha uma alimentação adequada.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

Nenhum comentário: