NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

sexta-feira, 7 de maio de 2010

COMPULSÃO ALIMENTAR. O QUE É ISSO?

Photo Imageshack-doces

A palavra "compulsão" significa impulso incontrolável. E dentre tantas compulsões (comprar coisas, furtar etc.) a compulsão alimentar pode estar presente no transtorno da compulsão alimentar periódica, na anorexia nervosa, na bulimia nervosa.
Vamos falar um pouco de "binge eating" (termo em inglês que é usado para expressar a compulsão alimentar periódica). Binge significa dizer que, num curto intervalo de tempo, uma pessoa ingere quantidade exagerada de alimentos não tendo controle sobre o ato de comer e, após isso, arrepende-se e culpa-se por tê-lo feito vindo quase sempre a sentir-se triste pelo que fez.
Muitas vezes ao se fazer uma dieta, fica-se tentado a comer "algo proibido" e, não resistido à tentação, come-se! E pronto! Um passo foi dado para o binge pois provavelmente depois desse alimento proibido outros virão!
Ao fazermos uma dieta, por muitas vezes privamos nosso organismo da ingestão da serotonina (substância ligada à sensação de prazer que transmite informações entre as células nervosas do cérebro, controlando nosso comportamento alimentar) e estamos assim contribuindo para que a compulsão se estabeleça.
Muitas vezes a compulsão alimentar também está presente na anorexia e na bulimia nervosa muito embora essas pessoas não possuam seu peso aumentado pela compulsão.
Algumas pessoas enquadram-se na "síndrome do comer noturno" ou seja, ingestão descontroladade de alimentos no período noturno (o tão falado "ataque noturno à geladeira") e consequentemente, ausência de apetite durante o dia quase sempre acompanhada de insônia e mudança de humor durante a noite.
Portanto, se você se vê enquadrado nessas características busque ajuda de um profissional.

Nenhum comentário: