NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O SEXO NA TERCEIRA IDADE...FATOR PREOCUPANTE!

 Photo Dreamstime/Liza F. Young

Segundo o último Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de 1996 até 2008 registrou-se um crescimento de 62% na taxa de incidência entre homens (número de novos casos para cada 100 mil habitantes) com mais de 60 anos no Brasil e para o sexo feminino, na mesma faixa etária, os dados são ainda mais preocupantes pois o crescimento foi de 177% no mesmo período, ou seja quase o triplo de novos número de casos.
Alguns profissionais atribuem esse aumento à chegada do Viagra,  em junho de 1998 e quando do início da comercialização desse remédio não ter sido  feita nenhum tipo de campanha de prevenção e conscientização da importância do uso de preservativos para uma faixa etária, que por não terem tido essa "cultura" quando de sua formação(onde ainda não havia a doença) continuam com o mesmo tipo de atitude nos dias de hoje.
Por que será que essa geração não acredita que pode adquirir a doença, pela resistência ao uso do preservativo? Será que se consideram super-homens e super-mulheres, imunes ao vírus? Ou que ele só contamina o vizinho? Ou que existe a cura no caso de contaminação? Não acreditamos em desinformação já que tantas campanhas são veiculadas com relação à doença. Acreditamos sim tratar-se de uma geração que diz a seus filhos e netos da necessidade de prevenirem-se mas que na sua prática  faz de maneira contrária, em pessoas que "pagam para ver", mas se esquecem que se trata de um preço muito caro: A VIDA.
A contaminação de tantas pessoas pelo vírus HIV não representa o fim. Embora ainda não se tenha descoberto a cura para a contaminação muitas pessoas, se corretamente tratadas, conseguem viver muitos anos com o vírus.
Aqui em Niterói existe o Grupo Pela Vidda que fica localizado no centro da cidade (www.pelavidda-niteroi.org.br) uma instituição que busca valorizar a vida, integrar e dar um pouco mais de dignidade as pessoas que vivem com HIV e AIDS, com ações e projetos que se direcionam a uma melhor qualidade de vida aos soropositivos.
Segundo dados do grupo de 5 a 10% dos atendimentos por eles feitos são de pessoas com mais de 60 anos.
Assim, vale lembrar a essa "geração" que hoje se encontra na terceira idade o quanto é importante o "sexo seguro" já que essas pessoas estão vivendo cada dia com mais longevidade e o sexo faz parte disso.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.


Nenhum comentário: