NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

segunda-feira, 12 de julho de 2010

ESTRESSE, ANSIEDADE, DEPRESSÃO? QUEM SOFRE COM ISSO É O CORAÇÃO!

Photo Chrisharvey/Dreamstime

Estudos mostram que o estresse está diretamente associado às doenças do coração, à hipertensão arterial e causa alterações em nossas células aumentando a chance de doenças.
Nossas emoções e comportamentos estão diretamente ligados à nossa saúde. No mundo em que vivemos, em nosso corre-corre diário, as pessoas vivem sobressaltadas, desconfiadas, apreensivas, estão se afastando umas das outras, mantendo apenas contato por telefone, e-mail e com isso estão se isolando, o que pode gerar a solidão. O medo contínuo, a ansiedade,  a solidão, podem contribuir para instalação de um processo de depressão que só irá complicar ainda mais o estado de saúde de pessoas portadoras de algum problema de coração bem como contribuir para a instalação de doenças.
Como nosso foco hoje é o estresse ele pode ser de dois tipos:
- agudo - quando é consequência de um fato traumático, inesperado
- crônico - envolve nossa tensão diária, aspectos que estamos sujeitos diariamente tais como complicações de trânsito, problemas em nosso trabalho, em nossa família, de cunho econômico.
Mas como entender o que o estresse desencadeia em nosso organismo que possa atingir tão seriamente nossa saúde?
Quando esse processo acontece com mais frequência o estresse é chamado de crônico e nosso organismo como resposta produz  adrenalina e cortisona (hormônios) constantemente. Respondendo a essa situação,  plaquetas se juntam e ativam as células imunológicas e quando isso acontece o açucar presente no sangue corre para os músculos para que energia possa ser gerada e a respiração e a frequência cardíaca aumentam, elevando assim a pressão arterial. E isso pode ser muito perigoso! A produção excessiva de cortisona aumenta a  produção de insulina, contribui para o estado depressivo, afeta o cérebro alterando a nossa capacidade de memória (perda), provoca fraqueza nos músculos.
Portanto uma das melhores maneiras de se combater as situações de estresse a que nos submetemos é a prática regular de exercícios físicos pelo menos três vezes a cada semana, uma melhor qualidade de vida, sempre que possível e a mudança na forma de encarar a vida e nossos problemas.
Pessoas alegres, otimistas, expansivas, com um grande círculo de amizade são menos propícias ao estresse e com isso quem agradece é a SAÚDE!
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.


Um comentário:

Luiz C P Nascimento disse...

Excelente!