NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quinta-feira, 15 de julho de 2010

BEBENDO CHÁ E TRAZENDO BENEFÍCIOS À SAÚDE

 Photo ImageShack

Aproveitando esse friozinho que está fazendo nesses dias aqui no Rio de Janeiro vamos falar de uma bebida muito usada aqui no Brasil: o chá.
Sua história nos leva ao ano 2737 A.C. onde uma lenda diz que um imperador chinês repousava embaixo de uma árvore enquanto água era fervida para consumo. Sem que notassem, folhas caíram dentro da água em ebulição e começou a ser exalado um aroma muito gostoso e Shen Nung resolveu experimentar aquele líquido e o aprovou...e assim nascia o CHÁ.
Hoje, diversas pessoas usam ervas, frutas e folhas para o preparo do "remédio da vovó" que tanto ajuda em determinadas situações mas é bom deixar bem claro que não substitiu o tratamento médico, apenas alivia os sinais e sintomas além de serem tão saborosos.
Abaixo, alguns chás e seus benefícios:
hortelã - estimula o apetite, auxilia nas infecções de garganta, no tratamento da febre e dos gases intestinais, na tosse, nos resfriados, é descongestionante.
capim limão - ajuda na digestão, alivia gases intestinais, é analgésico, calmante, diurético, sedativo, expectorante, ajuda no estado de cólicas menstruais e intestinais.
abacaxi - auxilia no processo digestivo, nos problemas respiratórios, nas dores de garganta, é expectorante e depurativo diurético.
erva cidreira - ajuda nas dores de cabeça, é calmante, analgésico, antitérmico, digestivo, alivia as cólicas mentruais, bronquites crônicas e resfriados.
camomila - alivia os gases intestinais, melhora a função hepática, ajuda nos estados de insônia e enjôos, é antiinflamatório, ajuda a regular a função intestinal.
maçã - ajuda na digestão, auxilia no funcionamento hepático e nas taxas elevadas de ácido úrico, é bom como desinfetante bucal, é diurético e antidiarreico. Aumenta as defesas de nosso organismo.
canela - função adstringente, estimula a digestão, auxilia nas dores de estômago, ulcerações da gengiva e mucosa da boca, bom para as pessoas que têm pressão arterial baixa, função adstringente.
erva doce - calmante, estimula apetite e é digestiva.
Existem também os chás tão falados nos dias atuais pelos inúmeros benefícios que trazem à saúde, são extraídos da folha da camellia sinensis, que são:
chá verde - de sabor amargo é rico em flavanóides (substâncias que combatem o envelhecimento celular precoce). Ajuda a diminuir a taxa de colesterol e ativa o sistema imunológico. Auxilia na diminuição das taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias.
chá branco - rico em substâncias antioxidantes, contém alta concentração de polifenóis, bioflavonóides e catequinas. Ótimo diurético, acelera o metabolismo, ajuda no controle da pressão arterial e na diminuição das taxas do colesterol ruim. Combate também o envelhecimento precoce das células.
chá preto - possui antioxidantes que ajudam na imunidade, protegendo contra doenças cardiovasculares. Fortalece os vasos sanguíneos e evita entupimento das artérias, auxilia na diminuição das taxas de pressão alta, ajuda no combate ao envelhecimento precoce das células e na formação de pedras na vesícula.
Por ter alto teor de cafeína deve ser ingerido com cautela pois pode causar insônia e o aumento da excreção urinária, o que pode causar a desidratação.
Os chás são ricos em cafeína e saponina e quando ingeridos em excesso podem causar danos ao organismo.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

Nenhum comentário: