NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

segunda-feira, 19 de julho de 2010

SERÁ QUE ESTOU ANÊMICA?

Image Dreamstime

 "Estou me sentindo muito cansada, sem disposição para o trabalho, sonolenta, com dores nos músculos, sinto falta de ar e palpitação quando faço esforço, me sinto enjoada, indisposta, com dificuldade de aprendizado...estou até perdendo a vontade de fazer sexo com meu marido. O que está acontecendo doutor, eu não sou assim?"
Muitas das vezes as pessoas que estão com esses sintomas são mal interpretadas e vistas como "corpo mole", "preguiçosa", quando na verdade estão anêmicas.
Quando respiramos, o oxigênio inspirado gera energia em nosso corpo sendo a fonte principal deste, além dos açucares, carboidratos e proteínas. Nosso organismo possui uma estrutura chamada  hemoglobina que é responsável pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos. Essa estrutura é transportada por hemácias ou seja, células vermelhas.
As hemácias correspondem a aproximadamente 40 a 50% do volume total do sangue e tem a coloração avermelhada devido a grande concentração de ferro. Quando esse sistema de oxigenação e transporte aos tecidos e órgãos está comprometido, estamos desenvolvendo anemia. Ela pode ser causada por hemorragias, carência alimentar de ferro, de vitaminha B12, de folato, desnutrição, alterações genéticas ou diretamente ligada à doenças como insuficiência renal, leucemia, insuficiência hepática.
As deficiências tanto em ferro (1), vitamina B12 (2) e Folato (2) comprometem o perfeito funcionamento da produção da hemoglobina (1) e produção de hemácia (2).
Existem diversos tipos de anemia mas, o mais importante a saber é que aos primeiros sintomas deve-se procurar um médico pois o diagnóstico só poderá ser feito mediante resultado de exames laboratoriais e análise de dados clínicos.
Dentre as anemias existe a ferropriva (deficiência de ferro) mas temos como prevení-la, ingerindo alimentos que sejam fontes naturais de ferro: fígado e carne animal, feijão, lentilha, ervilha, nozes, castanhas, rapadura, açucar mascavo, couve, agrião, taioba, salsa. Para que a absorção do ferro pelo organismo seja mais eficaz deve-se consumir alimentos com alto teor de vitamina C tais como acerola, abacaxi, goiaba, kiwi e laranja dentre outros.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

Nenhum comentário: