NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

terça-feira, 6 de julho de 2010

COLÍRIOS...REMÉDIOS PRESENTES EM NOSSO DIA-A-DIA. UM SINAL DE PERIGO!

Photo Aleksandr Kurganov/Dreamstime.com

O que você faz quando detecta vermelhidão em seus olhos? Muitas pessoas, nesse caso, fazem a auto-medicação indo à farmácia mais próxima e comprando colírios, indicados por balconistas, pessoas amigas, parentes, que são facilmente adquiridos sem receita médica. O uso desses colírios muitas das vezes faz com que os olhos se tornem claros e bonitos pois provocam uma contração dos vasos presentes nos olhos. Graças a esse resultado a pessoa passa a usar o colírio de forma indiscriminada tendo-o sempre à mão e com o passar do tempo de uso constante os vasos perdem a propriedade de elasticidade podendo chegar a um estágio da não mais contração, ficando totalmente relaxados dando aos olhos uma  eterna vermelhidão, não havendo mais tratamento que cure o problema.
Existem diversos tipos de colírios:
- antibióticos,
- anti-inflamatórios com hormônios (corticóide) e sem hormônio
- lágrimas artificiais
- vasoconstritores
- antiglaucomatosos
- anestésicos.
O correto é sempre que for detectada alguma vermelhidão nos olhos se busque um oftalmologista que possa pesquisar a causa do problema e tratá-lo da forma conveniente.
É muito importante que o paciente use o colírio indicado pelo profissional  e de acordo com a posologia  para o seu problema. O uso dessa medicação sem indicação médica pode provocar infecções oculares, catarata precoce, criar resistência por bactérias mutantes à medicação, irritação ocular grave, glaucoma e pode levar até a cegueira.
Por se tratar de uma medicação que pode ter algum tipo de contato com a área afetada o colírio é de uso pessoal, não deve ser indicado para outra pessoa e deve ser usado na posologia certa.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Olá!

Seja parceiro da campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde.

Para receber todo material da campanha e saber como participar, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br.

Att,
Ministério da Saúde