NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PODE UM STENT "FECHAR"?

Image Stockphoto

Mais uma pergunta que por sua importância merece ser postada:

"Coloquei um stent faz três meses e estou tendo novamente problemas. Pode um stent fechar?"
Luiz Antonio Machado

Resposta:

Existem algumas possíveis complicações pós implante de um stent em que pode ocorrer uma obstrução parcial ou até mesmo total do seu lumem (seu interior), devido à "mecanismos" diferentes e apresentando-se com frequências diferentes:

REESTENOSE - É um estreitamento do stent causado por um crescimento anormal das células do revestimento do vaso e costuma ocorrer de 3 a 6 meses após o procedimento. Com o advento do stent farmacológico (revestidos com medicação), vimos sua incidência cair de 20% para menos de 5%.
Vale ressaltar que pacientes diabéticos, com artérias coronárias finas, com lesões longas, com lesões complexas são mais propensos à reestenose.

TROMBOSE - Ocorre a formação de um trombo (coágulo) devido ao contato do sangue com a estrutura metálica que por sinal é mais comum justamente no stent farmacológico por este apresentar um revestimento anormal de células. É uma complicação mais rara, porém que se apresenta geralmente de maneira aguda podendo ocorrer uma obstrução total do stent (trombose) e como consequência um infarto ou até mesmo morte súbita. O uso do AAS e do clopidogrel diminue sua incidência.
A trombose costuma ser aguda (em 24 horas) ou sub-aguda (após 24 horas, antes dos 30 dias), porém pode ocorrer após 30 dias (tardia).
O mais indicado Luiz Antonio é você retornar ao seu cardiologista para que seja feito um diagnóstico e tratamento de acordo com a conduta de seu profissional.

Dr. Alexandre Drumond
Médico Cardiologista
Coordenador Médico 
Projeto Doutores de Coração

2 comentários:

Renta disse...

Dr e qual procedimento caso fecha a artéria com stend, pergunto pq a minha fechou toda e o médico diz que eu perdi essa artéria é isso mesmo ? Femural

Unknown disse...

meu sobrinho colocou um stenta uma semana é possivel ja terfechado? ele infartou 6 dias apos a colocação .ou sera q existe entupimento em outra arteria?