NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

terça-feira, 17 de agosto de 2010

SAÚDE DO BEBÊ. PRIORIDADE ZERO!

Photo Imageshack

O momento de espera dura nove meses...até que o bebê chega e com ele uma série de cuidados que os novos papais devem ter.
Dentre eles os exames necessários da hora do nascimento até os primeiros meses de vida que vão indicar se tudo vai bem ou se alguma coisa precisa ser cuidada.
São esses os testes que devem ser feitos nos seis primeiros meses de vida do neném:
- o teste da orelhinha será feito quando do neném ainda na maternidade e consiste em colocar um pequeno fone de ouvido dentro da orelha do bebê durante 5 a 10minutos onde estímulos sonoros são emitidos e é produzido um gráfico no computador, por intermédio da captação do eco. Serve para detectar problemas como surdez e otite secretora.
- o teste do pezinho também é realizado ainda no berçário e consiste na coleta de sangue do calcanhar do récem nascido que pode ser do tipo básico, mais e super:
* a triagem básica trabalha com três diagnósticos: fenilcetonúria (doença causada pelo excesso de um aminoácido no organismo do récem-nato que pode acasionar a deficiência mental), hipotiroidismo congênito (déficit na produção de hormônios na glândula tireóide) e anemia falciforme;
* a triagem mais oferece sete informações sobre toxoplasmose congênita e deficiência G6PD (enzima protetora dos glóbulos vermelhos contra oxidação;
* a triagem super necessita que o exame seja feito antes de três meses de vida para que haja a possibilidade, em caso de doenças, de reversão. São analisadas 46 patologias (doenças relacionadas ao nível de aminoácido no corpo, defeitos no metabolismo de ácidos graxos - gorduras - e excesso de estéreis nas mitocôndrias).
A APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais costuma realizar tanto o exame mais quanto o super.
- teste do olhinho, realizado na maternidade, ao nascer, quando um feixe de luz é direcionado aos olhos do bebê sem que cause qualquer dano. Caso o reflexo dos olhos seja vermelho é sinal de que não existe problema com a visão.

Outra vacinas deverão ser dadas de acordo com a tabela de vacinação do Ministério da Saúde com complementação da Sociedade Brasileira de Pediatria, sempre com a indicação e orientação do médico Pediatra de seu filho(a).
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.




Nenhum comentário: