NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SERÁ ARTRITE? ARTROSE? NÃO É DIFÍCIL ENTENDER ESSA DIFERENÇA


Reumatismo é o conjunto de mais de cem patologias, que afetam as articulações, ligamentos, tendões e músculos e para quem não sabe,  também órgãos como coração e rins podendo surgir em qualquer fase da vida, desde o nascimento.
Os tipos mais conhecidos de reumatismo são as artrites infecciosas (inflamação da articulação causada por bactérias ou fungos), artrites reumatóides (osteoartrite - inflamação de várias juntas, afetando as articulações havendo a deterioração da cartilagem que reverte a extremidade óssea) e artroses (desgaste articular) que afetam articulações e cartilagens e com isso trazem desconforto, edema, calor localizado, vermelhidão, dor, deformação e restrição aos movimentos e têm maior incidência em pessoas com mais idade. A gota (causada pela elevação da taxa do ácido úrico), a fibromialgia, a osteoporose, a febre reumática e o lúpus eritematoso sistêmico (doença auto-imune) também são classificados como reumatismo.
Existem tipos de reumatismos cuja incidência estão mais ligadas a determinadas idades:
- febre reumática acomete principalmente crianças,
- a artrite reumatóide (doença auto-imune que pode provocar pequenas deformidades nas mãos) e a artrose (em geral aparece após 50 anos de idade e com sua evolução causa a deformação das articulações) acomete em geral pessoas mais velhas,
- o lúpus eritematoso geralmente aparece na puberdade e em pessoas do sexo feminino pois é quando acontecem as alterações de hormônios no organismo das meninas.

É sempre muito importante atentar se o motivo da dor na articulação não teve como causa entorses, LER (lesão por esforço repetitivo), traumatismos ou a prática não correta de exercícios que causam um processo inflamatório.
Embora não seja uma doença comprovadamente hereditária, pessoas com parentesco de primeiro grau cuja família tenha alguém portador do problema, se tornam mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença.  O que tem de ser feito é tão logo detectados os primeiros sintomas  buscar um reumatologista para que seja diagnosticado e introduzido tratamento adequado, impedindo assim sua progressão.
Existe uma associação errônea do reumatismo à mudanças climáticas e umidade. O que pode acontecer é uma intensificação dos sintomas. Se a doença já existe, seus sintomas podem ser intensificados, como no caso da fibromialgia (dor difusa em músculos e tendões).
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima-se que existam no Brasil mais de 15 milhões de pessoas portadoras de doenças reumáticas o que muitas das vezes causa a incapacidade física e o afastamento temporário ou definitivo do trabalho.
A melhor forma de se resguardar é a prática de atividade física adequada, caminhada, hidroterapiaexercícios de alongamento, musculação leve, fisioterapia, postura correta, eliminar o excesso de peso e o sedentarismo, o tabagismo, não usar colchões muito moles e travesseiros muito baixos ou altos demais, para que não provoquem problemas na coluna.
Para qualquer informação mais detalhada visiteo site da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro 
http://www.reumatorj.com.br/publica/reumatismo.php
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, há 2 anos atras apos ver a ter visto essa imagem junto com o texto de voces, coloquei na cabeça que estava com artrite nas maos, pois possuo os dedos iguais na imagens!! Ai foi uma batalha de dias chorando por nao querer ter essa doença! Entao consultei com varios medicos geral, pois em minha cidade nao possuia reumatologista! Um descartou totalmente a chance de ser artrite! mas como tinha visto essa imagem fiquei na cabeça! Ate qe enfim ano passado consegui uma consulta com reumatologista, paguei particular pois tinha muito medo para descobrir que tenho meus dedos tortos por causa de uma herança genetica! Eu sei que voces sao medicos , mas nao custa explicar melhor nesse texto! casos iguais ao meu podem ocorrer muito, e eu sei o quanto e triste achar que tem essa doença imagina ter!! Obrigada