NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quarta-feira, 28 de abril de 2010

HEMODIÁLISE - POR QUE AS VEIAS ENTOPEM?

Photo by © Dreep | Dreamstime.com

Mais uma vez recebemos o pedido de esclarecimento de um leitor quanto a um problema que vem enfrentando e como pensamos que tantas outras pessoas podem estar passando pelas mesmas dúvidas resolvemos postar aqui no blog:

Pergunta: "oi, gostaria que vc me ajudasse se for possivel.
Meu pai faz hemodialise e teve entupimento de veias, no braço,e pescoço, agora esta fazendo com cateter na virilha,ele tem 72 anos, é diabético,hipertenso, tem um tumor de prostata.
Gostaria de saber porque as veias entopem e o que pode acontecer e quais deveriam ser os procedimentos médicos, ja que entupiu a primeira e a segunda , a terceira vez e nada foi feito."

Resposta: Hemodiálise é o processo por meio do qual se extrai o sangue do corpo e se faz circular externamente por um aparelho denominado dialisador, sendo necessário realizar muita vezes de forma repetida. Para facilitar este processo efetua-se cirurgicamente uma ligação artificial entre uma artéria e uma veia (fistula A-V), descartando na presença desta fistula funcionante a necessidade de punções venosas profundas a cada terapia dialítica.
Apesar do tratamento da insuficiência renal crônica vir apresentando ao longo das décadas inúmeros avanços tecnológicos, o acesso vascular continua a ser uma grande fonte de preocupação devido a sua patência (manter a veia funcionante) que por vezes torna-se não funcionante como conseqüência de infecções, tromboses, aneurismas etc.
Pacientes diabéticos, idosos,com patologias trombóticas( ex: câncer, Lupus Eritematoso sistêmico etc.) ou em diálise por longo tempo podem apresentar dificuldades na confecção de novo acesso vascular,após perdas consecutivas. Algumas alternativas de acesso vascular podem ser realizadas nestes pacientes que também não têm possibilidade de realizar outras modalidades terapêuticas, como a diálise peritoneal e o transplante renal. A transposição da veia femoral, colar com vasos axilares, instalação de cateter venoso central em veia cava com acesso pelas costas, que também estão fadadas nestes pacientes a falência após algum período.
Converse com seu Nefrologista sobre o caso, e se há necessidade de avaliação da equipe da cirurgia vascular.

Dr. Alexandre Drumond
Cardiologista
Coordenador Médico IDCOR - Instituto Doutores de Coração

6 comentários:

Salete disse...

Gostaria de saber com o avanço de tantas tecnicas medicas,se ainda não foi previsto ou avaliado como proceder em casos de entupimento. Será que não existe outro procedimento que cause menos sofrimento aos portadores de IRC? Gostaria muito de saber que tipos d epesquisas vem sendo realizadas nessa área?

Anônimo disse...

porque as veias do coração entope sem ter colesterol?

Anônimo disse...

o que acontece quando uma veia entope?

Pastora Dina disse...

Meu esposo é paciente renal e teve entupimento por usar muitos meses cateter, levei num angiologista ele disse que tem que fazer um procedimento de colocar um estent para desentupir, só que é muito caro pois aqui onde moramos não faz pelo SUS só em Salvador, quer dizer o paciente morre se não tiver condições, pois um hospital aqui me cobrou 60.000 mil reais. Digo com isto o ter vale mais que o ser.

Unknown disse...

Colesterol não entope as artérias

Luiz disse...

Há minha mãe está com uma veia do pescoço entupida qual o procedimento que devemos tomar