NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

sexta-feira, 16 de abril de 2010

"COLOQUEI STENT, USO ESTATINA E ESTOU TENDO LESÕES MUSCULARES LEVES". QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS DO USO DA ESTATINA?

Photo by Dani Simmonds and MorgueFile

Recebi de um seguidor virtual o pedido de maiores esclarecimentos sobre seu problema de saúde e resolvi postar aqui no blog por achar que, assim como ele, outras tantas pessoas têm o mesmo tipo de dúvida e talvez um esclarecimento maior sobre o assunto possa ajudá-las.
Abaixo, o que foi colocado pelo leitor:

"Subject: Estatinas
Message: tomo CRESTOR para stents, mas estão ocorrendo lesões leves nos músculos.Gostaria de esclarecer esta questão sobre as estatinas e seus efeitos colaterais (lesões musculares), pois pratico esportes, não sou fumante e nunca fui, e nunca tive pressão alta. Coloquei dois stents aos 46aa, tenho hoje 51aa. Obrigado!!  Indicaram-me uma VITAMINA-Q10. Tem a venda no Brasil??".
Nos dias de hoje vivemos uma medicina baseada em evidências, ou seja, para que uma determinada medicação tenha seu uso indicado em um consenso, certamente teve seus benefícios e sua segurança comprovados em grandes estudos multicêntricos.
Amplamente pesquisadas e estudadas, as estatinas são realmente fármacos que reduzem o risco cardiovascular. Indicadas na prevenção primária (pacientes sem cardiopatia conhecida) e na prevenção secundária (cardiopatas, diabéticos e portadores de Doença Obstrutiva Arterial Periférica) já tem seu uso recomendado neste último grupo, mesmo com níveis normais de colesterol LDL (colesterol ruim).
Entretanto, apesar de todos os seus benefícios, seu uso não deve ser de maneira indiscriminada e sim com critérios, pois existem graves possíveis efeitos colaterais (insuficiência hepática, renal, miopatia etc.)
Atendo-me à questão indagada, a miopatia (dores musculares) é bastante comum em nossa prática. Nos casos mais graves fibras musculares são destruídas (rabdomiólise) promovendo a liberação de uma proteína que se acumula no rim, podendo levar à insuficiência renal aguda e morte. As estatinas devem ser suspensas caso ocorra aumento progressivo do marcador laboratorial Ck (cretininofosfoquinase), aumento do Ck 5x o limite máximo da normalidade ou a simples persistência da mialgia.
O uso da estatina reduz o fornecimento de Mevalona, um percursor de colesterol e da Coenzima Q10, uma quinona lipossolúvel semelhante à vitamina mais conhecida como Ubiquinona relacionada ao metabolismo energético (produção de ATP mitocondrial). Deste modo pode ser hipotetizado que alguns dos sintomas da miopatia em usuários de estatina possam resultar da ineficiência parcial das mitocôndrias em fornecer ATP necessários para a contração muscular.
O uso da Coenzima Q10 ainda está em estudo e não é consensual, sendo seu benefício ainda não comprovado.
Acredito que a mesma esteja sendo vendida em farmácias de manipulação.
Espero poder ter levado um pouco de esclarecimento a você embora não se consiga falar em doenças que não seja de uma forma um pouco técnica.
Faça uma nova visita à seu cardiologista e mantenha seu tratamento sempre supervisionado e em dia é o melhor caminho.
Um abraço e SAÚDE a todos!
Dr. Alexandre Drumond
Cardiologista
Coordenador Médico Projeto Doutores de Coração

Nenhum comentário: