NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quarta-feira, 7 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - O QUE ESTAMOS FAZENDO POR ELA?

"A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem estar físico mental e social, e não apenas a ausência de doenças".(Origem Wikipédia, a enciclopédia livre).

Hoje comemoramos o DIA MUNDIAL DA SAÚDE e embora muitos avanços tenham sido feitos na área de pesquisa, a população de nosso planeta ainda clama pela oportunidade de ter acesso a essa tal “SAÚDE”, cantada em prosa e verso.
Como tão bem se define:
“Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.
Temos vivenciado um planeta conturbado quer na disputa política, religiosa, armamentista e outras, o que traz a todos nós um grande sentimento de angústia e preocupação. Populações gritando por igualdade social onde seres humanos morrem de fome, de sede, de falta de dignidade de vida. Mudanças climáticas, cataclismas que acontecem dizimando vidas e deixando milhares de pessoas à míngua.
Tudo isso vemos ou escutamos diariamente nos noticiários e tudo isso nos angustia e preocupa.
E então nos voltamos para a nossa rotina, nosso dia-a-dia, com o corre-corre diário entre afazeres e responsabilidades de casa e profissionais, engarrafamentos, enchentes, assaltos e tudo isso nos estressa, angustia e preocupa, gerando doenças.
Hoje se busca o culto pelo corpo, mas de nada adianta, pois existem os problemas diários quer no plano mental quer no social, os quais não conseguimos fazer com que “sejam queimados” num spinning ou em uma esteira.
Por isso penso que este dia deve ser de reflexão:
. Em que cada um de nós pode contribuir para a melhoria de nossa saúde e de nossos semelhantes?
. Se não podemos mudar em curto prazo toda essa realidade do planeta, o que podemos começar a fazer “agora” como contribuição para um futuro melhor e mais digno para as gerações futuras?
Enfim, foi pensando em tudo isso que nós do IDCOR-Projeto Doutores de Coração resolvemos descruzar nossos braços e há quatro anos estamos lutando para levar “Saúde Preventiva” para as comunidades pois temos a certeza de ser esta a melhor forma de se evitar doenças.
Nossa luta pela saúde não é travada apenas em um dia, na verdade, temos que “matar um leão por dia” para levar essas ações sociais de qualidade para as comunidades.
Estamos fazendo a nossa parte...e VOCÊ?

Nenhum comentário: