NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CACOETE, TIQUES NERVOSOS...HÁBITOS INCONTROLÁVEIS QUE TÊM TRATAMENTO.

Tiques nervosos, piscar nos olhos. O que pode ser e como é seu tratamento?

Tiques nos olhos, piscar nos olhos, olhos piscando demasiadamente, tremor nos olhos são queixas frequentes nas pessoas. Muitos mitos circundam estes sintomas, muita culpa se coloca no estresse (stress), ansiedade, preocupação, depressão, realmente eles podem interferir nestas queixas, mas existem diversos diagnósticos distintos.Tiques nos olhos, piscar os olhos excessivamente pode ser do quadro da síndrome de Tourette que  é uma doença neurológica que cursa com tiques motores e fônicos além de alterações comportamentais como coprolalia, compulsões, e outros. Existem vários tipos de tiques motores, simples ou múltiplos. Há uma variação periódica no número, na freqüência, no tipo e localização dos tiques; também a intensidade dos sintomas tem um caráter flutuante. Os sintomas podem chegar até a desaparecer por semanas ou alguns meses. O início ocorre geralmente antes dos 18 anos de idade. Os tiques são vivenciados como algo irresistível (como por exemplo a necessidade de espirrar) e que precisa por fim se manifestar. Os tiques são piorados (porém não causados) por estresse e ansiedade e diminuem com o relaxamento ou com a concentração em uma tarefa prazeirosa. Os tipos de tiques são motores ou vocais, simples ou complexos. Os tiques simples são:
Motores – piscar os olhos, repuxar a cabeça, encolher ombros, fazer caretas, tensão abdominal ou de outras partes do corpo.
Vocais – pigarrear, grunhir, estalar a língua, fungar e outros ruídos.

Os tiques complexos são:
Motores – pular, tocar as pessoas ou coisas, cheirar e retorcer-se
Vocais - palavras ou frases fora do contexto; ecolalia (repetição de um som, palavra ou frase); coprolalia (dizer palavras de baixo calão, insultos, obscenidades).

Se você tem tiques PROCURE UM NEUROLOGISTA! Ele poderá fazer o seu diagnóstico e tratamento correto.
Perfil do Autor:
Dr. Mario Peres é médico neurologista, com doutorado em Neurologia pela Escola Paulista de Medicina (unifesp), Pós-doutorado na Thomas Jefferson University, Philadelphia
Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/medicina-artigos/tiques-nervosos-piscar-nos-olhos-o-que-pode-ser-e-como-e-seu-tratamento-1604853.html
Por: "http://www.artigonal.com/authors/195455" title="Mario Peres's Articles"

8 comentários:

Anônimo disse...

Meu filho pisca e vira o olho para o lado, ele tem cinco anos e desde os 2 anos tem isso que vai e volta, não é uma coisa constante, tem épocas que faz por uma semana ou até 1 mês e some por meses. O que eu faço ele está com psicóloga mas acredito que pelo fato do pai ter cacoete piscando o olho possa interferir.

Anônimo disse...

Conheço uma pessoa que tem varios cacoetes por exemplo biliscar, ficar na ponta dos pés,fazer sons, apertar o nariz, se encolher entre outros varios e a cada dia aparece um novo ele nao consegue se controlar e isto causa muito constrangimento para ele.

Diego disse...

eu tenho varias cacoetes: piscar os olhos, "arregalar" os olhos, tremer os olhas, agonia no pescoço, os dedos sempre se esticando e encolhendo...balançar a cabeça...
eh brabo...fico muito constrangido...desde os 7 anos...hoje tenho 23...

sou um cara sem auto-estima, e me prejudica em tudo, até no meu andar...

nao acredito que um psicologo vá resolver isso, e não queria viver a base de remedio...mas...o que gtem que ser será...

Anônimo disse...

eu tbm tenho

estou lendo um artigo sobre o suo de topiramato nos EUA está trazendo bons resultados.

sorte pra nos !

Anônimo disse...

Tenho 39 anos, pisco muito às vezes, mas comum pouco de concentração consigo parar por uns meses até voltar a piscar novamente aí me concentro de novo,!

Anônimo disse...

Tenho um tic nervoso com os olhos...eu arregalo e reviro os olhos...me causa muito constrangimento...trabalho muito e estou rodeada de pessoas sempré. Elas me reprovam com olhares e tento controlar-me mas...tem sido difícil. ..desde muito nova faço isso..9 anos...tenho 53...muitas vezes empurro o globo ocular e o massageio sentindo-me mais calma...por favor...me diz o que fazer sobe isso...Agradeço. Estou usando Cymbi...acalma um pouco mas me dá sono ao longo do dia...

Unknown disse...

Olá, eu tenho 40 anos e sofro dsde criança, mas não perca a autoestima, este não é o único fator é muito menos um predominante no nosso caráter.
Eu aconselho procurar a cura através de psicanálise, ipnose, etc, isso ajuda muito.
Hoje o que me afeta mais é que toco violino e bem na hora difícil da música ou concerto eu mexo o pescoço e saio da posição. Kkk
Mas não desanime jovem, aprenda a conviver c isto, seja uma pessoa boa e dedicada que isso não te afetará em quase nada.
Abraço

Unknown disse...

tenho um ticket nervoso de dunga desde quando comecei a cantar n paro de fungar o nariz e pigarrear isso me faz mal me dar dor no peito e falta de ar reparei que era tic pq quando durmo n faço isso e quando estou deitada consigo me controlar so quando levando ai começa tudo de novo e horrivel