NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quarta-feira, 28 de abril de 2010

HEMODIÁLISE - POR QUE AS VEIAS ENTOPEM?

Photo by © Dreep | Dreamstime.com

Mais uma vez recebemos o pedido de esclarecimento de um leitor quanto a um problema que vem enfrentando e como pensamos que tantas outras pessoas podem estar passando pelas mesmas dúvidas resolvemos postar aqui no blog:

Pergunta: "oi, gostaria que vc me ajudasse se for possivel.
Meu pai faz hemodialise e teve entupimento de veias, no braço,e pescoço, agora esta fazendo com cateter na virilha,ele tem 72 anos, é diabético,hipertenso, tem um tumor de prostata.
Gostaria de saber porque as veias entopem e o que pode acontecer e quais deveriam ser os procedimentos médicos, ja que entupiu a primeira e a segunda , a terceira vez e nada foi feito."

Resposta: Hemodiálise é o processo por meio do qual se extrai o sangue do corpo e se faz circular externamente por um aparelho denominado dialisador, sendo necessário realizar muita vezes de forma repetida. Para facilitar este processo efetua-se cirurgicamente uma ligação artificial entre uma artéria e uma veia (fistula A-V), descartando na presença desta fistula funcionante a necessidade de punções venosas profundas a cada terapia dialítica.
Apesar do tratamento da insuficiência renal crônica vir apresentando ao longo das décadas inúmeros avanços tecnológicos, o acesso vascular continua a ser uma grande fonte de preocupação devido a sua patência (manter a veia funcionante) que por vezes torna-se não funcionante como conseqüência de infecções, tromboses, aneurismas etc.
Pacientes diabéticos, idosos,com patologias trombóticas( ex: câncer, Lupus Eritematoso sistêmico etc.) ou em diálise por longo tempo podem apresentar dificuldades na confecção de novo acesso vascular,após perdas consecutivas. Algumas alternativas de acesso vascular podem ser realizadas nestes pacientes que também não têm possibilidade de realizar outras modalidades terapêuticas, como a diálise peritoneal e o transplante renal. A transposição da veia femoral, colar com vasos axilares, instalação de cateter venoso central em veia cava com acesso pelas costas, que também estão fadadas nestes pacientes a falência após algum período.
Converse com seu Nefrologista sobre o caso, e se há necessidade de avaliação da equipe da cirurgia vascular.

Dr. Alexandre Drumond
Cardiologista
Coordenador Médico IDCOR - Instituto Doutores de Coração

terça-feira, 27 de abril de 2010

ENTENDA COMO O SUCO DE UVA PODE AJUDAR NO COMBATE A HIPERTENSÃO

Foto de © Igor Shypitsyn | Dreamstime.com

A hipertensão arterial (pressão sanguínea elevada), como dito na postagem anterior, é um mal que acomete milhões de pessoas. A origem dessa doença pode ser genética mas os hábitos de vida sedentária e alimentação imprópria podem levar ao aparecimento desse mal.
Medidas como a perda de peso, o hábito regular de atividades físicas, o não consumo de cigarros e bebidas alcóolicas ajudam na prevenção da doença.
Estudos têm apontado para os efeitos positivos do consumo de suco de uva que por intermédio dos flavonóides agem nos vasos sanguíneos e causam o relaxamento dos mesmos,diminuindo assim a hipertensão.
Portanto, o consumo de dois copos de 250ml ao dia além de fazer parte de uma dieta saudável é refrescante e gostoso.
Mas não se esqueça: Consultar um médico e  um nutricionista é o caminho certo para o tratamento dessa doença.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

PRESSÃO ARTERIAL ACIMA DE 12x8? FIQUE ATENTO!! HIPERTENSÃO PODE MATAR!

Foto de © Diego Carranza | Dreamstime.com

Hoje, dia 26 de Abril, é o dia de Combate à Hipertensão.
O IDCOR e eu, como especialista na área de cardiologia,  não poderíamos deixar passar essa oportunidade para lembrar a todos os leitores do blog da importância da prevenção da hipertensão, que em geral não costuma dar sinais.
Uma excelente sugestão é fazer uma visita ao site da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA http://www.eusou12por8.com.br/ e ter maior conhecimento com relação a prevenção e ao tratamento deste mal que causa tantos danos à nossa saúde.

Dr. Alexandre Drumond
Cardiologista
Coordenador Médico Projeto Doutores de Coração

sexta-feira, 16 de abril de 2010

"COLOQUEI STENT, USO ESTATINA E ESTOU TENDO LESÕES MUSCULARES LEVES". QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS DO USO DA ESTATINA?

Photo by Dani Simmonds and MorgueFile

Recebi de um seguidor virtual o pedido de maiores esclarecimentos sobre seu problema de saúde e resolvi postar aqui no blog por achar que, assim como ele, outras tantas pessoas têm o mesmo tipo de dúvida e talvez um esclarecimento maior sobre o assunto possa ajudá-las.
Abaixo, o que foi colocado pelo leitor:

"Subject: Estatinas
Message: tomo CRESTOR para stents, mas estão ocorrendo lesões leves nos músculos.Gostaria de esclarecer esta questão sobre as estatinas e seus efeitos colaterais (lesões musculares), pois pratico esportes, não sou fumante e nunca fui, e nunca tive pressão alta. Coloquei dois stents aos 46aa, tenho hoje 51aa. Obrigado!!  Indicaram-me uma VITAMINA-Q10. Tem a venda no Brasil??".
Nos dias de hoje vivemos uma medicina baseada em evidências, ou seja, para que uma determinada medicação tenha seu uso indicado em um consenso, certamente teve seus benefícios e sua segurança comprovados em grandes estudos multicêntricos.
Amplamente pesquisadas e estudadas, as estatinas são realmente fármacos que reduzem o risco cardiovascular. Indicadas na prevenção primária (pacientes sem cardiopatia conhecida) e na prevenção secundária (cardiopatas, diabéticos e portadores de Doença Obstrutiva Arterial Periférica) já tem seu uso recomendado neste último grupo, mesmo com níveis normais de colesterol LDL (colesterol ruim).
Entretanto, apesar de todos os seus benefícios, seu uso não deve ser de maneira indiscriminada e sim com critérios, pois existem graves possíveis efeitos colaterais (insuficiência hepática, renal, miopatia etc.)
Atendo-me à questão indagada, a miopatia (dores musculares) é bastante comum em nossa prática. Nos casos mais graves fibras musculares são destruídas (rabdomiólise) promovendo a liberação de uma proteína que se acumula no rim, podendo levar à insuficiência renal aguda e morte. As estatinas devem ser suspensas caso ocorra aumento progressivo do marcador laboratorial Ck (cretininofosfoquinase), aumento do Ck 5x o limite máximo da normalidade ou a simples persistência da mialgia.
O uso da estatina reduz o fornecimento de Mevalona, um percursor de colesterol e da Coenzima Q10, uma quinona lipossolúvel semelhante à vitamina mais conhecida como Ubiquinona relacionada ao metabolismo energético (produção de ATP mitocondrial). Deste modo pode ser hipotetizado que alguns dos sintomas da miopatia em usuários de estatina possam resultar da ineficiência parcial das mitocôndrias em fornecer ATP necessários para a contração muscular.
O uso da Coenzima Q10 ainda está em estudo e não é consensual, sendo seu benefício ainda não comprovado.
Acredito que a mesma esteja sendo vendida em farmácias de manipulação.
Espero poder ter levado um pouco de esclarecimento a você embora não se consiga falar em doenças que não seja de uma forma um pouco técnica.
Faça uma nova visita à seu cardiologista e mantenha seu tratamento sempre supervisionado e em dia é o melhor caminho.
Um abraço e SAÚDE a todos!
Dr. Alexandre Drumond
Cardiologista
Coordenador Médico Projeto Doutores de Coração

quarta-feira, 14 de abril de 2010

IDCOR E ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MARICÁ - UNIDOS PELA PREVENÇÃO

A convite da Associação Médica de Maricá, na pessoa de seu Presidente Dr. João Ferreira de Souza, a direção do IDCOR participou de uma reunião onde foram apresentados os trabalhos e a estrutura organizacional do Instituto. Estiveram presentes Dr.Alexandre Drumond, Sergio Honorato e Ana Porto.
Todos da diretoria da AMM parabenizaram os trabalhos já realizados e novas reuniões serão agendadas para que se possa viabilizar ações sociais Doutores de Coração naquele município em parceria com a AMM.
Que possamos em breve, somar forças e levar à população de Maricá a oportunidade de fazer uma revisão em sua saúde.

FUTUROS PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO SE ENGAJAM AO INSTITUTO DOUTORES DE CORAÇÃO.




O IDCOR, tendo como  parceria os alunos do Curso de Administração, sob a coordenação do mestre Filipe Honorato, recebeu diversos trabalhos para que se elaborasse o Planejamento Estratégico do Instituto. Após diversas pesquisas, grupos de estudo  e dedicação, esses alunos apresentaram trabalhos de profissionais na área. Ganha o IDCOR, ganham os alunos e ganha o mestre que pode constatar a capacidade profissional de seus alunos.
Obrigada a todos vocês que somaram conhecimento e competência ao trabalho do IDCOR.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

VAMOS TODOS AJUDAR ÀS VÍTIMAS DAS ENCHENTES! ESTAMOS PRECISANDO DE MATERIAIS ESPECÍFICOS!

A partir de hoje o blog do IDCOR será nosso canal de solicitação de doações. Procuraremos atualizá-lo  de acordo com as necessidades das pessoas que se encontram espalhadas em abrigos, já que estamos visitando esses locais diariamente.
Estamos necessitando das seguintes doações:

. lingerie feminina para jovens e adultos, cuecas para jovens e adultos, calcinhas e cuecas para crianças (de preferência novas)
.mamadeiras
. farinhas (neston, farinha láctea, cremogema, maizena, nescau, toddy) para as crianças
.leite em pó

Aqueles que puderem ajudar favor deixar suas doações nos seguintes endereços:

. Colégio Itapuca Unidade Piratininga- Av. Ernani de Faria Alves,124 - Piratininga (Quase em frente ao Laboratório MEDIMAGEM). Favor informar que são doações solicitadas pelo Instituto Doutores de Coração.
. Shopping de Informática INFOICARAÍ - STAND BONDCARGA recarga e venda de cartuchos- Rua Gavião Peixoto, 117 (entre Presidente Backer e Pereira da Silva), em frente ao Banco Bradesco (procurar por Pablo ou Valmir e informar que são doações solicitadas pelo Instituto Doutores de Coração.

O IDCOR agradece a todos vocês por mais essa parceria!

Ana Porto - Gestora

quinta-feira, 8 de abril de 2010

SOLIDARIEDADE: ATITUDES QUE PODEM SALVAR VIDAS!

(Fonte da Imagem - Divulgação Arnaldo Alves-SECS. Publicada na Gazeta do Povo de 08/04/2010)


No dia 31 de Janeiro comemora-se o dia da SOLIDARIEDADE, palavra usada para designar um sentimento, união de simpatias entre os membros de um grupo, uma ação que por muitas vezes pode vir a salvar vidas.
E não importam as adversidades, os riscos, não se diferenciam raças, credos ou condição social. Neste momento de tragédia, como a que estamos vivendo em nosso estado e principalmente em nossa cidade,
Niterói, em virtude das chuvas intensas que ocasionaram desmoronamentos de casas e consequentemente perdas de vidas pouco importam muros ou grades que possam nos separar de nossos vizinhos ou comunidades, pouco importa conhecermos ou sabermos o nome; só nos damos conta de que somos seres vindos da mesma essência, frutos da mesma sociedade e arregaçamos as mangas com o objetivo de ajudar àqueles que tanto precisam. Milhares de desabrigados, sem-teto, sem esperança, que perderam o pouco que construiram durante uma vida quando não, a vida de seus familiares.
O fato de sermos providos de maior recurso não nos torna melhores. Apenas a vida nos ofereceu a oportunidade de poder ajudar e descobrir o quanto isso é gratificante.
O IDCOR nesse momento de dor junta-se à essa legião de "amigos" em busca de ajuda para aqueles que necessitam de conforto, carinho, consolo. Que todos os amigos-voluntários do IDCOR-PROJETO DOUTORES DE CORAÇÃO juntem-se à nós nessa corrente de amor ao próximo doando aquilo que puderem. E, mesmo aqueles que acham não ter nada para doar, porque pensam nada ter, doem seu amor, sua palavra e ombro amigo, suas mãos para enxugar as lágrimas daqueles que choram.
Lembre-se: apesar dos muros, grades, ruas e bairros que possam nos separar de nossos vizinhos, deles dependemos assim como eles também dependem de nós pois somos seres da mesma essência, frutos da mesma sociedade.

TEVE CONTATO COM AS ÁGUAS DE ENCHENTE OU LAMA? SAIBA O QUE FAZER PARA EVITAR DOENÇAS!!

Niterói  tem passado por momentos difíceis devido às chuvas intensas que cairam em nossa cidade nos últimos dias. Centenas de  pessoas perderam suas vidas e outras milhares se encontram desabrigadas,  perderam suas casas e seus pertences quando não perderam seus familiares.
Muito se fala em "zona de risco" mas,      nesses casos de enchente, todos nós fazemos parte de um  "grupo de risco" pois qual de nós não teve que enfrentar alagamentos para se locomover ou até mesmo ter suas casas ou prédio invadidos ou inundados por enchentes ou lama?
O principal risco de doenças que essas enchentes trazem são:

- LEPTOSPIROSE, uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada pela leptospira interrogans. Pessoas tanto do sexo masculino quanto do feminino e de todas as faixas etárias podem ser contaminadas por essa bactéria caso tenham tido contato com águas ou lamas de enchentes onde ela se faça presente, pois este contato é dado pela pele.
Outra forma de contaminação é a ingestão de água e alimentos contaminados pela leptospira.
Quais são os principais sintomas dessa doença?
. febre alta súbita
. cansaço
. dor abdominal
. sensação de mal estar
. náusea e vômito
. diarréia
. dor de cabeça constante e acentuada
. dor muscular intensa principalmente na batata da perna
. calafrios
É comum que os olhos fiquem avermelhados e podem aparecer tosse, faringite, manchas avermelhadas no corpo.  Nos casos mais graves da doença surge o amarelamento dos olhos, o que caracteriza a icterícia, e pode ocorrer a meningite. Esse estágio da doença (forma mais grave) é chamada de Doença de Weil.
Portanto a qualquer sinal de febre (esta doença pode ter um período de incubação de até 30 dias), se você teve contato com águas ou lama trazidas pela enchente ou até mesmo ingeriu alimentos ou água sob suspeita de contaminação (alimentos sob essa suspeita devem ser descartados).
NÃO utilizar remédios que contenham ácido acetil-salicílico para dor ou febre pois podem aumentar o risco de sangramento (a leptospirose pode levar à manifestações hemorrágicas). Antiinflamatórios também NÃO devem ser consumidos pelo risco de efeitos colaterais como hemorragia digestiva e reações alérgicas.

- HEPATITE "A", doença viral que é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados. Seu período de incubação fica em torno de 30 dias e seus  sintomas  são  febre,  fezes  esbranquiçadas, urina escurecida e olhos amarelados.
O recomendado é que pessoas que tenham tido contato com água barrenta e lama sejam vacinadas.
Busque ferver sempre a água que será consumida. A higienização bem feita das mãos é de suma importância.

Portanto, como vimos a prevenção é o melhor remédio mas como nem sempre é possível, aqui vão alguns conselhos:

. Se teve sua casa atingida pela água da inundação ou lama, limpá-la com água e sabão (inclusive paredes) e depois lavar com uma mistura de água e água sanitária (um balde de 20 litros colocar 2  xícaras  de  chá   de água sanitária). Lavar roupas e utensílios. A limpeza deve ser feita com luvas e botas de borracha e caso não seja possível a utilização desses meios de segurança, utilizar sacos plásticos duplos nas mãos e pés, para que seja evitado o contato com a água ou a lama.
. Descartar alimentos que tiveram contato direto com a água da enchente e que não podem ser fervidos.
. Em caso de suspeita de contaminação da água que está sendo ingerida colocar duas gotas de água sanitária para cada litro de água e aguardar por trinta minutos antes de consumí-la.
. Fazer a limpeza da caixa d'água que devem ser esvaziadas, suas paredes  escovadas  e,  feito  isso, colocar novamente  para  encher adicionando  hipoclorito de  sódio (1 litro  para  cada  mil  litros  de  água  ou  água sanitária e deixar agir por duas horas. Essa  água  dever  ser novamente  jogada  fora  e  só  então  encher  a cisterna com água para consumo.
. Sempre e principalmente  durante o período de emergência manter as regras básicas de higiene, lavando as mãos com  sabão e água  fervida  ou  clorada  antes  de  preparar  alimentos,  depois  de  usar  sanitário,  de participar de limpeza de enchentes e de tocar artigos contaminados pela água da enchente ou esgoto.
. Sempre após ter tido contato com águas de enchente ou lama lavar todo o corpo com sabão ou sabonete e fazer uma desinfecção passando algum produto à base de álcool (sem contra-indicação para uso na pele).

Tem algum sintoma? Busque o SERVIÇO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO E RAPIDAMENTE e informe ao médico o acontecido.


Que esse post possa ajudar a esclarecer as dúvidas de nossos leitores e que o SOL possa voltar a brilhar sobre nosso estado novamente!
 

quarta-feira, 7 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - O QUE ESTAMOS FAZENDO POR ELA?

"A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem estar físico mental e social, e não apenas a ausência de doenças".(Origem Wikipédia, a enciclopédia livre).

Hoje comemoramos o DIA MUNDIAL DA SAÚDE e embora muitos avanços tenham sido feitos na área de pesquisa, a população de nosso planeta ainda clama pela oportunidade de ter acesso a essa tal “SAÚDE”, cantada em prosa e verso.
Como tão bem se define:
“Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.
Temos vivenciado um planeta conturbado quer na disputa política, religiosa, armamentista e outras, o que traz a todos nós um grande sentimento de angústia e preocupação. Populações gritando por igualdade social onde seres humanos morrem de fome, de sede, de falta de dignidade de vida. Mudanças climáticas, cataclismas que acontecem dizimando vidas e deixando milhares de pessoas à míngua.
Tudo isso vemos ou escutamos diariamente nos noticiários e tudo isso nos angustia e preocupa.
E então nos voltamos para a nossa rotina, nosso dia-a-dia, com o corre-corre diário entre afazeres e responsabilidades de casa e profissionais, engarrafamentos, enchentes, assaltos e tudo isso nos estressa, angustia e preocupa, gerando doenças.
Hoje se busca o culto pelo corpo, mas de nada adianta, pois existem os problemas diários quer no plano mental quer no social, os quais não conseguimos fazer com que “sejam queimados” num spinning ou em uma esteira.
Por isso penso que este dia deve ser de reflexão:
. Em que cada um de nós pode contribuir para a melhoria de nossa saúde e de nossos semelhantes?
. Se não podemos mudar em curto prazo toda essa realidade do planeta, o que podemos começar a fazer “agora” como contribuição para um futuro melhor e mais digno para as gerações futuras?
Enfim, foi pensando em tudo isso que nós do IDCOR-Projeto Doutores de Coração resolvemos descruzar nossos braços e há quatro anos estamos lutando para levar “Saúde Preventiva” para as comunidades pois temos a certeza de ser esta a melhor forma de se evitar doenças.
Nossa luta pela saúde não é travada apenas em um dia, na verdade, temos que “matar um leão por dia” para levar essas ações sociais de qualidade para as comunidades.
Estamos fazendo a nossa parte...e VOCÊ?

terça-feira, 6 de abril de 2010

ASSOCIAÇÃO MÉDICA EM RECONHECIMENTO AO TRABALHO DO IDCOR

Mais uma vez o IDCOR vê seu trabalho reconhecido, agora por um órgão de tanta responsabilidade e credibilidade: ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MARICÁ.
Temos a certeza de que estamos no caminho certo levando ao cidadão saúde preventiva com qualidade e seriedade de trabalho.
A todas as empresas e voluntários que estão engajados em nossas ações sociais dividimos mais esta conquista: O RECONHECIMENTO DE UM TRABALHO!
(Publicação na edição de Jan/Fevereiro de 2010 às páginas 4 e 5)

SHIATSU - QUE TAL APRENDER E ALIVIAR SUAS DORES?

Anteriormente publicamos da eficácia de uma massagem em alguns casos de dor. Hoje, estamos postando  quadros com exemplos de pontos de compressão do SHIATSU por acreditarmos na eficácia deste procedimento.
Esta técnica de massagem milenar japonesa é baseada na mesma filosofia e teoria médica da acupuntura. Os canais de energia são estimulados pela pressão dos dedos e com isso traz alívio. Qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios do Shiatsu e principalmente pode ser feito como auto-massagem, com a facilidade de utilizá-lo onde e quando necessário.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CACOETE, TIQUES NERVOSOS...HÁBITOS INCONTROLÁVEIS QUE TÊM TRATAMENTO.

Tiques nervosos, piscar nos olhos. O que pode ser e como é seu tratamento?

Tiques nos olhos, piscar nos olhos, olhos piscando demasiadamente, tremor nos olhos são queixas frequentes nas pessoas. Muitos mitos circundam estes sintomas, muita culpa se coloca no estresse (stress), ansiedade, preocupação, depressão, realmente eles podem interferir nestas queixas, mas existem diversos diagnósticos distintos.Tiques nos olhos, piscar os olhos excessivamente pode ser do quadro da síndrome de Tourette que  é uma doença neurológica que cursa com tiques motores e fônicos além de alterações comportamentais como coprolalia, compulsões, e outros. Existem vários tipos de tiques motores, simples ou múltiplos. Há uma variação periódica no número, na freqüência, no tipo e localização dos tiques; também a intensidade dos sintomas tem um caráter flutuante. Os sintomas podem chegar até a desaparecer por semanas ou alguns meses. O início ocorre geralmente antes dos 18 anos de idade. Os tiques são vivenciados como algo irresistível (como por exemplo a necessidade de espirrar) e que precisa por fim se manifestar. Os tiques são piorados (porém não causados) por estresse e ansiedade e diminuem com o relaxamento ou com a concentração em uma tarefa prazeirosa. Os tipos de tiques são motores ou vocais, simples ou complexos. Os tiques simples são:
Motores – piscar os olhos, repuxar a cabeça, encolher ombros, fazer caretas, tensão abdominal ou de outras partes do corpo.
Vocais – pigarrear, grunhir, estalar a língua, fungar e outros ruídos.

Os tiques complexos são:
Motores – pular, tocar as pessoas ou coisas, cheirar e retorcer-se
Vocais - palavras ou frases fora do contexto; ecolalia (repetição de um som, palavra ou frase); coprolalia (dizer palavras de baixo calão, insultos, obscenidades).

Se você tem tiques PROCURE UM NEUROLOGISTA! Ele poderá fazer o seu diagnóstico e tratamento correto.
Perfil do Autor:
Dr. Mario Peres é médico neurologista, com doutorado em Neurologia pela Escola Paulista de Medicina (unifesp), Pós-doutorado na Thomas Jefferson University, Philadelphia
Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/medicina-artigos/tiques-nervosos-piscar-nos-olhos-o-que-pode-ser-e-como-e-seu-tratamento-1604853.html
Por: "http://www.artigonal.com/authors/195455" title="Mario Peres's Articles"

INFLUENZA H1N1 - CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO - FIQUE ATENTO!



“Por sua complexidade, esta campanha será o maior desafio já enfrentado pelo Programa Nacional de Imunização. Portanto, é fundamental a colaboração de todo o país para garantirmos o êxito em proteger, ao máximo, nossa população”, avalia o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que reforça: “Estamos protegendo os grupos mais frágeis e aqueles têm maior risco de adoecer e morrer”.
A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. O governo brasileiro – em consenso com sociedades científicas, entidades de classe e representantes de estados e municípios – ampliou a vacinação para outros três grupos: crianças de 6 meses a menos de 2 anos e adultos saudáveis de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.
É importante reforçar que, em cada uma das etapas, os pontos de vacinação serão definidos pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. As vacinas serão distribuídas pelo Ministério da Saúde ao longo do período de campanha, de acordo com cada etapa. Por isso, é importante que a população compareça aos postos de vacinação na data estabelecida para o grupo ao qual pertence.

Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo.



ALGUMAS DOENÇAS CRÔNICAS PARA VACINAÇÃO

Os pacientes devem consultar o médico antes de tomar a vacina para esclarecer dúvidas e receber orientações

Segunda etapa – De 22 de março a 2 de abril


•Obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);
•Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
•Asmáticos (formas graves);
•Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
•Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
•¿Diabetes mellitus;
•Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
•Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
•Doença hematológica (hemoglobinopatias);
•Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
•Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
•Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

quinta-feira, 1 de abril de 2010

PÁSCOA - TEMPO DE REFLEXÃO

Páscoa é tempo de meditar, de buscar,
de agradecer, de plantar a paz.
Tempo de oração!!!
Tempo de abrir os braços, de abrir as mãos
e de ser mais irmão.
Tempo de recomeçar!
Tempo de concessão, de compromisso,
de salvação. Tempo de perdão.

Tempo de libertar, de libertação,
de passagem, de passar...
Para onde?
Para a luz, para o amor, para a vida que é eterna!

É Tempo de Ressurreição!

Uma PÁSCOA abençoada a todos os nossos leitores, amigos, voluntários, parceiros e atendidos em nossas ações sociais. LUZ E PAZ para todos!