NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

segunda-feira, 1 de março de 2010

COMPRESSAS FRIAS, QUENTES E APLICAÇÃO DE GELO. QUANDO E COMO UTILIZAR ESSES RECURSOS?

COMPRESSA FRIA

A compressa fria ajuda diminuir o fluxo sanguíneo aumentando a contrição venosa do local afetado, após o acidente. A circulação é aumentada fazendo com que seja facilitada a remoção de substâncias indesejáveis e impurezas no local, favorecendo assim o processo da cura.

As compressas frias são indicadas para torsões, contusões, e até mesmo para extrações de dente. A aplicação de compressas pode diminui a dor e espasmos musculares facilitando a movimentação da articulação afetada. Em casos de infecções, fratura exposta ou perda de sensibilidade no local não é recomendada a aplicação de compressas frias.

Deve-se aplicar as compressas frias imediatamente após ter ocorrido a lesão. De forma alguma deve aplicar gelo diretamente na pele, deve-se usar o gelo dentro de um plástico ou mesmo envolvido numa toalha. Deve-se pressionar a área do trauma por pelo menos 15 minutos ou até que a região fique avermelhada.

Tenha cuidado para não utilizar as compressas frias por muito tempo. Caso a pele fique avermelhada, quente, comece a coçar, ou mesmo doer, interrompa o tratamento com as compressas.


COMPRESSA QUENTE

O uso de compressas quentes é indicado como analgésico. O calor, gerado pelas compressas, ativa a circulação e podem ajudar no tratamento de doenças inflamatórias.

Compressas quentes devem ser utilizadas somente após a diminuição do inchaço. O inchaço, normalmente, desaparece após 10 a 14 dias do trauma. Caso as compressas sejam aplicadas antes do tempo correto, pode-se aumentar o fluxo sanguíneo na região afetada causando um aumento do sangramento, ou até mesmo estimular o aparecimento de inflamação.

A compressas quentes são indicadas para aliviar cólicas, pés inchados, dores musculares e nas articulações. Em contraturas musculares, as compressas são ótimas para relaxar a região permitindo reduzir espasmos musculares e endurecimento de articulações.

Para que não haja queimaduras no local afetado devido aplicação das compressas deve ter cuidado no método de aplicação de compressas quentes. Uma forma que aplicar as compressas é utilizando toalhas quentes. As toalhas devem ser imersas na água quente e depois torcidas para evitar o acúmulo de água.


APLICAÇÃO DE GELO

Nunca se deve aplicar gelo diretamente na pele. A melhor forma de se aplicar é utilizando o gelo dentro de um plástico, ou mesmo envolvido numa toalha. As compressas de gelo podem ser utilizadas imediatamente após ter ocorrido o trauma.
Após um trauma, o melhor é a aplicação de compressas frias. A aplicação de gelo não deixa inchar o local machucado e evita os hematomas.

Compressa usando tolha molhada: molhe uma toalha com água fria, torça a tolha para diminuir a quantidade de água. Deixe a tolha no freezer para que água congele, após aplique no local do trauma por alguns minutos ou até que ocorra o avermelhamento da pele. Repita esse procedimento algumas vezes.

Massagem com gelo : coloque água em um copo plástico, leve ao freezer e retire quando ocorrer o congelamento. Forre o copo com um plástico, após massageie a pele sobre a área muscular por um período de 7 a 10 minutos.

Aplicação de gelo moído: coloque gelo moído em um saco plástico, após cubra o local afetado por alguns minutos ou até que ocorra o avermelhamento da pele. Repita esse procedimento com intervalo de tempo.

Gelo terapêutico: em saco plástico misture 100ml de álcool medicinal e 300ml de água. Deve-se se certificar que a mistura está homogênea para levá-la ao freezer. Após a mistura congelada, retire-a do freezer. Enrole o gelo terapêutico em um pano úmido e aplique-o por 20 minutos.

Compressas de gelo não devem ser usadas por muito tempo. Se durante o período de aplicação de compressas frias a pele ficar vermelha, quente, coçar ou doer, pare o tratamento com o gelo.

Nunca se deve aplicar gelo diretamente na pele. A melhor forma de se aplicar é utilizando o gelo dentro de um plástico, ou mesmo envolvido numa toalha.
Após um trauma, o melhor é a aplicação de compressas frias. A aplicação de gelo não deixa inchar o local machucado e evita os hematomas.

Um comentário:

Anônimo disse...

me ajudou muito..valeuuy