NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, 18 de março de 2010

ALIMENTAÇÃO CERTA = METABOLISMO EM ALTA


DICAS PARA DEIXAR SEU METABOLISMO EM ALTA

            A frase “tenho o metabolismo lento e por isso não consigo emagrecer” acomete a mente de muitas pessoas que buscam perder peso ou até mesmo aquelas que têm o objetivo de adquirir qualidade de vida associando alimentação e atividade física e mesmo assim se deparam com a dificuldade da perda de peso.
            Não se pode e nem deve culpar o metabolismo sem antes fazer um recordatório alimentar detalhado, em outras palavras, analisar o hábito alimentar, quantidade e qualidade dos alimentos que se está ingerindo.
            Exames clínicos e laboratoriais são excelentes aliados na análise da saúde de cada individuo, afinal algumas patologias podem levar a problemas de peso, seja dificultando quanto facilitando a perda do mesmo.
É sempre interessante mantê-los em dia e nos conhecermos bem, para desta forma, ao descartarmos possíveis patologias e sabermos ao certo como está nossa alimentação, poderemos usufruir das dicas a seguir.
         
COLABORE COM SEU METABOLISMO

Saiba escolher os alimentos
Gorduras: Evite as maléficas (manteiga, chantilly, bacon, linguiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada) e opte pelas saudáveis (castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extravirgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol.)
Carboidratos: Evite os refinados (doce, açúcar, biscoito e bolo) e opte pelos integrais.
Proteínas: Opte sempre pelas proteínas magras: lagarto, patinho, rosbife, peixe, frango, ricota, cottage, ovo, soja e derivados.
Pequenas porções várias vezes ao dia
Sabendo que não precisará guardar ou até mesmo estocar combustível/calorias para gerar energia para o bom funcionamento do organismo, o metabolismo passa então a trabalhar melhor.
Depois de habituar seu organismo a receber alimentos e nutrientes durante todo o dia a satisfação com pequenas porções acontece e a própria capacidade do estômago reduz.
Mexa-se
Andar a pé, fazer atividades rotineiras, tarefas domésticas, digamos que realizar qualquer atividade que mova o corpo já é um grande avanço na busca pela perda de peso. Repense seus atos e ative seu corpo e assim seu metabolismo.
Outras Dicas
Hidrate-se, tenha um bom sono, faça seu intestino funcionar bem, exercite-se, não pule refeições, opte por alimentos lights, cereais integrais e alimentos in natura, como frutas e verduras.

            Seja uma pessoa feliz e se alie um plano alimentar saudável a uma prazerosa atividade física. Mas saiba que força de vontade e paciência são indispensáveis.
            Boa semana!!!

Izaara Alvarenga
Nutricionista
(Artigonal SC #1493946)

Nenhum comentário: