NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR DE SEU FILHO? CONHEÇA O QUE É DISLEXIA!

 Photo Imageshack

Quantas idas a escola, bilhetes de professores, reclamações... e sempre o mesmo problema:
SEU FILHO (A) NÃO QUER APRENDER A LER ESTÁ SE MOSTRANDO PREGUIÇOSO, NÃO SE DEDICA E NÃO SE ESFORÇA.
E os colegas da sala dão-lhe o rótulo de "burro", "preguiçoso", mas muito pelo contrário, quem tem esse problema possui inteligência comprovada como normal ou acima do normal. As pessoas atribuem o não aprendizado a uma má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica baixa ou até mesmo um "QI" abaixo da média, quando na realidade não é nada disso...apenas ele sofre de DISLEXIA.
Mas o que quer dizer isso? DIFICULDADE DE LEITURA!
Não só leitura, mas linguagem, linguagem expressiva ou receptiva, corporal e social, soletração, escrita, razão e cálculo matemáticos.
Não se pode atribuir o problema à falta de interesse, de motivação, de esforço, de vontade da criança bem como não tem nada relacionado à acuidade visual ou auditiva.
Um problema que atinge de 5 a 17% da população mundial e trata-se de um transtorno de aprendizagem na área de leitura, escrita e soletração e altamente hereditário. Os disléxicos têm maior desenvolvimento na área específica  do hemisfério cerebral lateral direito do que os leitores normais. Por causa disso vemos pessoas com aptidões para artes, atletismo, mecânica, criatividade na solução de problemas e habilidades intuitivas, porém apresentam problemas na área psicomotora. Sua maior dificuldade encontra-se no aprendizado da leitura, pois tem grande dificuldade de mudança de foco de uma sílaba à seguinte, fazendo com que visualmente falando, a palavra estivesse borrada ou com traçado carregado e sobreposto.
Isso posto, muitas crianças não querem mais frequentar a sala de aula devido à rótulos e preconceitos o que gera um grande número de evasão escolar.
Alguns sintomas caracterizam um disléxico:
- dificuldade com a linguagem e escrita, com a ortografia
- lentidão para aprender a ler
- dificuldade com rimas e canções
Muitas das vezes também apresentam:
- dificuldade em interpretar textos escritos
- dificuldade em aprender um segundo idioma
- confusão entre direita e esquerda
- dificuldade em ver horas em um relógio com ponteiros e números
- dificuldade em seguir indicações de caminhos 
- dificuldade na memória de curto prazo e organização
- dificuldade com matemática (símbolos e tabuadas)
-  letra feia

A dislexia deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar  (neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo clínico) e o tratamento será ao longo da vida do paciente.
É necessário que se tenha muito cuidado com a sintomatologia pois um distúrbio de aprendizagem não confirma a dislexia mas pode indicar outras situações (lesões, síndromes).
Uma vez criança disléxica, adulto disléxico, mas se tratado e adaptado à sua situação terá uma vida normal.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para  fins  de   orientação  procure o profissional adequado para o devido esclarecimento.

2 comentários:

Vampira Dea disse...

Fiquei curiosa... já sou adulta e não tive dificuldade pra aprender a ler. mas sempre tive dificuldade pra escrever,memorizar, fazer cálculos e sempre fui tratada como preguiçosa já que me mostrava esperta para outras coisas...anotar um número de telefone pra mim as vezes é muito difícil, uma musica preciso de muita dedicação e nunca foi feito um teste para saber se o que eu tinha era só preguiça e agora fiquei me perguntando será que sou dislexa? Ainda sofro pois sou atriz e imagina o trabalhão pra memorizar um texto?

comentário disse...

Realmente, assim como você diversas pessoas têm problemas sem que nunca tenha sido buscada a causa dos mesmos.
O ideal é realizar exames para que seja feito um diagnóstico por profissional qualificado.
Nesse caso específico, existe um departamento de Neuropsicologia na UFRJ (Fundão) onde são realizadas as avaliações, através de testes neuropsicológicos, para um possível diagnóstico.