NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Meu avô ficou “tarado” depois de velho. E agora???


Não é uma pergunta pouco frequente porém devemos observar se a pessoa mantém seus hábitos ou se adquiriu novos. Ao passar dos anos, a pessoa constrói  sua personalidade e seu caráter.  É crença popular pensar que “todo velho é ranzinza”.  Sabe-se que ele não é velho ranzinza. É uma pessoa que tem essa característica e a manteve ao longo de todas as suas idades. Da mesma forma podemos pensar em se o paciente é aflorado sexualmente ou não.

Então por que ele fica “tarado”???
    Eis algumas hipóteses:
1) Ele não fica. A sexualidade pode manter-se viva mesmo com a idade avançada.
2) Ele não virou. A gente só tem vergonha do nosso avô dizer coisas que ele não tinha coragem de dizer antes.
3) Além de tarado ele teve algumas outras mudanças de comportamento como ALTERAÇÃO DE HUMOR COMO DEPRESSÃO,FALTA DECUIDADOS PESSOAIS E DE HIGIENE, DESATENÇÃO, AGRESSIVIDADE, COMPROMETIMENTO DA MEMÓRIA, FALTA DE CONTROLE SOCIAL E DE CRÍTICA SOBRE DETERMINADAS REGRAS.
  Caso o idoso apresente esses sintomas  podemos considerar a chance de apresentar uma doença chamada DEMÊNCIA FRONTO-TEMPORAL .  Esta doença é responsável por 5 a 10% das demências e surge, em geral, em pessoas acima de 50 anos, porém muitas vezes seu início não é percebido pelo homem ser mais “desbocado”.  Dessa forma, devemos sempre perceber se há alteração no comportamento do idoso se comparado ao que ele sempre foi ao longo da vida. Se um idoso não fala nenhum tipo de palavrão e começa a falar ou se não costuma falar de sexo e agora só fala sobre esse assunto, por exemplo.
 O tratamento é feito com os chamados sintomáticos. Com os sintomas controlados e com controle regular de um médico, a doença estabiliza e o paciente pode levar uma vida normal.  Portanto, caso você conheça alguém com esses sintomas, oriente a procurar um médico e faça o bem.

Dr. Maurício Ramos
 CRM: 52.89988-7 

Nenhum comentário: