NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

terça-feira, 19 de abril de 2011

TRAUMA DENTAL? O QUE FAZER?

        Uma queda, um tombo, um acidente ou até mesmo certos esportes ou brincadeiras mais brutas podem ocasionar fratura ou avulsão dos dentes.
 
       Sendo uma das mais sérias emergências dos consultórios odontológicos, a avulsão dental, acomete grande número de pessoas, principalmente crianças e adolescentes, ocasionando certo desespero e dificultando até em saber quais condutas tomar após trauma.

         De início, é importante saber que para um sucesso do tratamento em dentes avulsionados, o reimplante do elemento em seu respectivo alvéolo dentário, está intimamente relacionado com o tempo que se leva para reimplantar. Porém, seguir os passos, desde seu manejo e meio de transporte do dente, à técnica de reimplante, tratamento do dente reimplantado e acompanhamento do mesmo, leva a um resultado favorável.

          Os procedimentos feitos pelo cirurgião-dentista abrangem não só o reimplante, como também o uso ou não de amarrias (contenção), antibióticos e tratamento endodôntico. Logo, o tratamento correto no consultório também favorece o sucesso do reimplante.

Dicas:

- Havendo sangramento, comprimir a região com gaze ou pano limpo.

- Encontre o dente perdido, mas cuidado para não tocar na região da raiz dental. Segurar e transportar o dente somente pela coroa.

- Lavar o dente perdido sem tocar na raiz com soro fisiológico ou leite, e armazená-lo em um recipiente com leite, soro fisiológico ou a própria saliva. Procure imediatamente o cirurgião-dentista para ser feito o reimplante.

- O tratamento terá melhor resultado quando o reimplante for realizado entre 15 30 minutos após avulsão.

     Para casos de fratura da estrutura dentária, localize o pedaço do dente, siga as orientações descritas acima e busque o profissional para fixação e colagem do fragmento.

      É importante saber que reimplantes de dente decíduos podem causar anquilose e dificultar na erupção dos dentes permanentes. Para isso, o acompanhamento clínico e radiográfico com o cirurgião-dentista, evita sequelas.


                                Dra Cristielli Orlandini
                                    CRO-RJ 25045
                             Coordenação Odontológica Projeto Doutores de Coração


Dúvidas sobre esse assunto? Deixe aqui seu comentário e buscaremos esclarecer.

Essas informações têm objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação procure o profissional adequado para o devido esclarecimento.

Nenhum comentário: