NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Falhas de memória

                                                                Falhas de memória


           Uma queixa frequente em nossos atendimentos é a dificuldade em lembrar de atividades, objetos ou informações relacionadas ao dia-a-dia, essa dificuldade pode ser nomeada como falhas de memória, que se manifestam, por exemplo, quando passamos horas procurando um objeto guardado, ou tentando lembrar um recado que alguém deixou.

           Muitos aspectos estão envolvidos no processo de esquecimento de informações, que podem se desenvolver por aspectos orgânicos, como déficits cognitivos e patologias neurológicas, que precisam ser investigados por médicos. Mas, também podem ser influenciados por aspectos emocionais, que surgem a partir de conflitos pessoais, familiares, profissionais ou sociais, que podem ser tratados por psicólogos.

            Por essas questões é fundamental buscar a avaliação e orientação médica, assim como, em relação às questões emocionais, o acompanhamento psicológico é indispensável. Sendo possível a realização de um trabalho em conjunto entre os profissionais.

             Em relação aos aspectos psicológicos, precisamos compreender que a memória é seletiva, e que no processo de esquecimento, o estresse, a ansiedade, angústia, depressão são componentes bastante frequentes no quadro clínico do paciente. Deste modo, a psicologia atua auxiliando o sujeito a buscar compreender que fatores estão influenciando em seu processo de esquecimento, para em seguida, trabalhar com o paciente formas para lidar com estes conflitos emocionais, buscando a melhor forma possível.

              É muito importante compreender que a memória não é um fenômeno isolado dentro do organismo, mas faz parte de todo um sistema, que precisa ser tratado por diversos ângulos, que envolvem os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do paciente.



                                                                  Envelhe-sendo Espaço Clínico

                                                                    Bruno Fernandes Barcellos

                                                                      Psicólogo Coordenador

                                                                            CRP: 05/39656

                                                                       Celular: (21) 9322-5829



                                                                       http://www.envelhe-sendo.com/

Nenhum comentário: