NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia Mundial de Prevenção e Combate a Hipertensão

Eu sou 12 por 8” é uma campanha humanitária do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com muitas outras entidades, para informar a população sobre como é importante aferir periodicamente a pressão arterial e mantê-la em níveis normais. A Campanha visa apoiar o trabalho dos médicos e profissionais de saúde, difundindo junto à população a importância de seguir as orientações médicas, fazer o uso regular da medicação e adotar bons hábitos para a melhoria da qualidade e da expectativa de vida.

Hipertensão no mundo e no Brasil

A mortalidade por doenças cardiovasculares aumenta progressivamente com a elevação da pressão arterial a partir de 115/75 mm Hg de forma linear e contínua. A cada ano, cerca de 7,6 milhões de mortes, 14% do total, no mundo são atribuídas à hipertensão, sendo 54% por acidente vascular cerebral e 47% por doença isquêmica do coração. Cerca de 80% dessas mortes ocorrem em países de baixo e médio desenvolvimento econômico e mais da metade em indivíduos entre 45-69 anos. A hipertensão não tratada pode reduzir em até 16,5 anos a expectativa de vida.

No Brasil, a hipertensão afeta 36% dos homens adultos e 30% das mulheres. Ocorrerem mais de 300 mil óbitos anuais por doenças cardiovascularesisquêmica do coração e doença hipertensiva. A doença renal crônica causa mais 10 mil óbitos anuais no país, ocasionando ainda a inclusão de 95 mil pessoas em programas de diálise.

Saiba mais no site: http://www.eusou12por8.com.br/  
                             http://cientifico.cardiol.br/

Nenhum comentário: