NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CÁLCULO RENAL, UMA "PEDRA" A SER VENCIDA

Desde os primórdios tempos existem registros que comprovam que os seres humanos já sofriam com a litíase renal também chamada de nefrolitíase, cálculo urinário, cálculo renal, pedra nos rins.
Durante a vida de uma pessoa (2ª a 4ª década), aproximadamente 12% dos homens e 5% das mulheres (proporção de 4 homens para 1 mulher e predominantemente na raça branca) sofrerão desse problema que se forma devido ao acúmulo de minerais que se cristalizam graças a uma disfunção metabólica no organismo  Eles podem ser formados por cálcio, estruvita, oxalato, ácido úrico, cistina e eventualmente penicilina e diuréticos presentes na urina. 
Fatores geográficos tais como áreas de temperaturas elevadas e com grande umidade contribuem para a formação da litíase.
Um estudo  realizado por cientistas americanos (Proceedings of the National Academy of Scienses) sugere que a elevação da temperatura no planeta pode acarretar a maior incidência de pessoas com cálculo renal  já que o aquecimento global aumentaria a capacidade de nosso corpo de eliminar líquidos (desidratar), este um dos principais fatores para o cálculo renal.Até o ano 2050 deverá haver um aumento de 30% nos casos de pessoas que sofrem de pedras nos rins.
Outros fatores também estão ligados a ela:
- gota
- condição genética (hereditariedade)
- desordens alimentares
- doenças intestinais
- problemas no processo que é desenvolvido em nosso organismo para absorção ou eliminação dos produtos que podem formar os cristais (disfunção metabólica)
- pequena ingestão de líquido diário
O cálculo renal pode ser assintomático bem como vir seguido, quando de sua expulsão, de intensa cólica que tem início na região lombar irradiando para a fossa ilíaca, testículos e vagina, podendo também ter a presença de hematúria (sangue na urina), náusea, vômito e agitação.
Pedras pequenas podem ser eliminadas espontaneamente, mas outras (maiores que 8 cm) geralmente necessitam de uma intervenção específica para sua remoção. 
Portanto, ao primeiro sintoma busque um nefrologista/urologista, que através de exames (urina, RX de abdômen, ultrassom ou urografia excretora) poderá firmar um diagnóstico e iniciar um tratamento já que uma vez apresentado o problema, existe grande chance de reincidência.
Além de insuportável dor o cálculo renal pode ocasionar outras complicações:
- complicações da litotripsia (hematúria, destruição do tecido renal, hipertensão, diabetes)
- complicações cirúrgicas
- hipertensão arterial
- insuficiência renal crônica
- obstrução urinária que pode ocasionar a perda do rim por destruição obstrutiva e/ou infecciosa.
- infecção urinária
É recomendada a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia bem como evitar o excesso de consumo de proteína animal (carne vermelha) como forma de prevenção bem como deve ser evitada a ingestão de isotônicos (bebidas cuja função é repor os sais perdidos pelo suor) e refrigerantes tipo cola devido ao alto teor de sódio que contém. Espinafre, batata doce, chocolate amargo, beterraba são alguns exemplos de alimentos ricos em oxalato que também não devem ser consumidos.
Essas informações têm  objetivo meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

Nenhum comentário: