NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

terça-feira, 22 de junho de 2010

A OBESIDADE E A GRAVIDEZ. OS RISCOS QUE ENVOLVEM ESSA PARCERIA

 Photo ImageShack

É sabido que a obesidade em qualquer faixa etária ou sexo é causa de inúmeros riscos à saúde. Hoje vamos falar sobre ese problema ligado à gravidez.
Em mulheres habitualmente portadoras de excesso de peso existe uma possibilidade maior de alterações menstruais e em alguns casos até a esterilidade. Grande percentual de mulheres com a síndrome dos ovários policísticos são pessoas obesas. Quando uma mulher engravida, na condição de obesa, ela se torna mais exposta a uma série de riscos pois existe uma propensão maior a contrair doenças próprias da gravidez e que podem dificultar tanto o processo gestacional quanto o trabalho de parto. Algumas dessas doenças estão ligadas:
- ao aumento da pressão arterial
- a diabetes gestacional com complicações
- ao aparecimento de varizes que no caso de mulheres com obesidade torna-se fator complicador

A frase "estou comendo por dois" não significa dizer que é necessário comer o dobro mas sim ingerir os valores nutricionais necessários para uma dieta ideal para a saúde da dupla mãe-bebê. Dentre os fatores determinantes para a adequação da alimentação está a idade da gestante, IMC, nível de atividade física, comorbidades maternas (diabetes, hipertensão arterial, obesidade mórbida, anemia, tabagismo) e peso e altura do feto. A atividade física durante a gestação deverá ser indicada por um obstetra mas deve se ter cuidado principalmente no primeiro trimestre de gestação pois é quando ocorre o maior risco de abortamento.
Portanto, o ideal é que o excesso de peso seja eliminado antes de engravidar e que durante a gestação seja mantida uma dieta supervisionada por profissional para que a mulher ganhe apenas o peso necessário para ela e para que o bebê nasça dentro de uma faixa de normalidade de peso, sem colocar em risco tanto a saúde materna como a da criança  além de ser muito mais fácil e menos sacrificante voltar ao peso e ao corpo normal após o nascimento do bebê, aumentando com isso a auto-estima da mãe.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

Nenhum comentário: