A taxa elevada de ácido úrico no sangue, quer por produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância, chama-se hiperuricemia que provoca a gota que acontece quando há um acúmulo de cristais na região das articulações.
Mas nem todas as pessoas que têm uma taxa alta de ácido úrico pode desenvolver a gota. Os fatores hereditários, os hábitos alimentares, estilo de vida, excesso de peso, uso de alguns medicamentos contribuem para o aparecimento da doença. É importante que se busque o tratamento correto pois caso contrário podem acontecer deformações articulares, complicações como cálculos renais, complicações renais, deformações nas articulações. Ela tem a incidência maior em homens do que em mulheres e seu diagnóstico definitivo é feito pela presença dos cristais do ácido úrico no líquido aspirado da articulação. Muitas das vezes outras doenças tais como infecções, trauma, artrite reumatóide podem ser confundidas com a gota que é uma doença metabólica, que causa muita dor e atinge uma ou mais articulações.
Sintomas:
- Vermelhidão nos locais afetados, com a presença de dor, inchaço e quentura
- Atinge as articulações (base do dedão do pé, articulação do pé, joelho, dedos da mão, pescoço e orelhas)
Prevenção:
- Mudança de estilo de vida (consumir menos bebida alcóolica - principalmente vinho tinto e cerveja)
- Evitar comer frutos do mar, excesso de carne vermelha
- Beber grande quantidade de líquido por dia
- Adotar uma dieta regular e correta para prevenir o aumento da taxa de
ácido úrico
Aqui estão alguns alimentos que possuem alto teor de purina (100 a 100mg em 100gr de alimento) e que devem ser evitados e nos casos de crise não devem ser consumidos:
- anchova, mexilhão, sardinhas, coração, fígado, miolos, rim, caldo de carne, extrato de carne, ovos, fermentos de pão e de cerveja, carne de peixe, aves, carne de gado, aspargo espinafre, cogumelo, ervilha seca, feijões, lentilha.
Portanto, a gota é uma doença crônica e não tem cura. Caso apareça algum sintoma, procure imediatamente um profissional para que possa ser consultado e fechado um diagnóstico para um correto tratamento e se tratado o problema de forma correta muitas sequelas poderão ser evitadas.
Essas informações têm objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.
Essas informações têm objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário