NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

terça-feira, 29 de junho de 2010

NA ANDROPAUSA "FICAVA MEU AVÔ"...EU ME PREVINO!

Photo ImageShack

Vemos circular pela internet muitos e-mails fazendo referência às fases da vida de um homem. Fala-se em "urubus", "gaviões", "águias" e "condor" (ou melhor dizendo, "com dor aqui...com dor ali"). Mas isso não passa de uma brincadeira que diverte os internautas.
A grande verdade é que o homem realmente, assim como a mulher, tem suas fases. E uma delas é a andropausa ou seja, a "menopausa masculina" que ocorre na faixa dos 50 anos devido à queda da produção de testosterona que em geral,, a partir dos 30 anos, começa a diminuir gradativamente  a cada ano.
A testosterona é o principal hormônio envolvido na libido ou melhor dizendo, é um hormônio que facilita a libido, embora muitas das vezes não seja indispensável para ela.
Como consequência disso e quando essa perda é considerável tornam-se possíveis algumas consequências muito embora esses sintomas não sejam iguais para todos os homens:
- fadiga intensa
-insônia
- irritabilidade
- diminuição de memória
- diminuição da libido
- fraqueza
- diminuição da massa muscular
- distúrbios de ansiedade
- osteoporose
Tão logo se detecte o aparecimento de sintomas deve-se procurar o médico para a realização de alguns exames que poderão confirmar a baixa taxa hormonal, após ter sido realizado um acompanhamento longitudinal dos níveis hormonais do paciente. Se confirmado, submete-se ao critério de tramento médico.
Algumas atitudes simples podem ajudar:
- buscar ingerir alimentos ricos em fibras vegetais, maior teor de sais e vitaminas
- dieta restritiva de colesterol e açucar
- atividade física regular
- diminuir consumo de bebidas alcóolicas e cafeína
- beber bastante água diariamente
Portanto, vamos nos prevenir e passar por essa fase da vida da melhor forma possível ou seja, não fazendo valer a frase que diz que a andropausa é o tempo de  vida em que o trabalho não dá mais prazer e o prazer começa a dar muito trabalho.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

CCBR - TRABALHO LEVADO A SÉRIO NO TRATAMENTO GRATUITO DA OSTEOPOROSE

O IDCOR não poderia deixar de postar aqui o trabalho desenvolvido pela CCBR-Brasil Centro de Pesquisas e Análises Clínicas no tratamento de osteoporose que é feito de forma gratuita para mulheres a partir de 65 anos. O CCBR fica à Rua Mena Barreto, 33 - Botafogo - RJ - Telefones 21-2527-7979 e 21-2537-8221.
Um trabalho sério realizado por profissionais altamente capacitados voltado para a população que não tem acesso à planos de saúde privada.

Ana Porto
Gestora
IDCOR

terça-feira, 22 de junho de 2010

A OBESIDADE E A GRAVIDEZ. OS RISCOS QUE ENVOLVEM ESSA PARCERIA

 Photo ImageShack

É sabido que a obesidade em qualquer faixa etária ou sexo é causa de inúmeros riscos à saúde. Hoje vamos falar sobre ese problema ligado à gravidez.
Em mulheres habitualmente portadoras de excesso de peso existe uma possibilidade maior de alterações menstruais e em alguns casos até a esterilidade. Grande percentual de mulheres com a síndrome dos ovários policísticos são pessoas obesas. Quando uma mulher engravida, na condição de obesa, ela se torna mais exposta a uma série de riscos pois existe uma propensão maior a contrair doenças próprias da gravidez e que podem dificultar tanto o processo gestacional quanto o trabalho de parto. Algumas dessas doenças estão ligadas:
- ao aumento da pressão arterial
- a diabetes gestacional com complicações
- ao aparecimento de varizes que no caso de mulheres com obesidade torna-se fator complicador

A frase "estou comendo por dois" não significa dizer que é necessário comer o dobro mas sim ingerir os valores nutricionais necessários para uma dieta ideal para a saúde da dupla mãe-bebê. Dentre os fatores determinantes para a adequação da alimentação está a idade da gestante, IMC, nível de atividade física, comorbidades maternas (diabetes, hipertensão arterial, obesidade mórbida, anemia, tabagismo) e peso e altura do feto. A atividade física durante a gestação deverá ser indicada por um obstetra mas deve se ter cuidado principalmente no primeiro trimestre de gestação pois é quando ocorre o maior risco de abortamento.
Portanto, o ideal é que o excesso de peso seja eliminado antes de engravidar e que durante a gestação seja mantida uma dieta supervisionada por profissional para que a mulher ganhe apenas o peso necessário para ela e para que o bebê nasça dentro de uma faixa de normalidade de peso, sem colocar em risco tanto a saúde materna como a da criança  além de ser muito mais fácil e menos sacrificante voltar ao peso e ao corpo normal após o nascimento do bebê, aumentando com isso a auto-estima da mãe.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

DOUTORES DE CORAÇÃO NA OFICINA DO PARQUE - BAIRRO DE MACEIÓ - NITERÓI

segunda-feira, 14 de junho de 2010

BROMIDROSE O TÃO CONHECIDO MAU ODOR DOS PÉS.

Photo morgueFile- By Xenia

Bromidrose. Quantas pessoas sofrem com isso? Quantas pessoas têm vergonha de tirar seus sapatos em público devido ao mau cheiro que eles exalam?
Chulé? Só tem quem quer!
Para entender um pouco mais desse tão desagradável problema, ele é causado pelo excesso de suor que ao encontrar o ambiente quente e úmido dos sapatos facilita e promove o crescimento de bactérias e fungos na pele e nas unhas dos pés. Os hormônios (testosterona e estradiol) também contribuem para o excesso da transpiração.

Um bom tratamento e resultado estão diretamente ligados à eliminação desses agentes infecciosos que tanto nos constringem e incomodam, portanto siga algumas dicas que lhe ajudarão no combate a esse problema.:
- Jamais use sapatos sem meia
- Dê preferência a sapatos de couro. Evite sapatos de materiais sintéticos (plástico, vinil)
- Não use o mesmo sapato por dias consecutivos. Sempre coloque-o no sol após uso para que possa ventilar e secar
- Use meia de algodão pois não retêm o suor
- Em caso de mau cheiro em seus sapatos, lave-os com sabão ou detergente,deixe-os secar ao sol e troque a palmilha dos mesmos
- Lave bem os pés com sabonete antibacteriano, esfregando bem entre os dedos. Se possível lave seus pés mais de uma vez ao dia
- Seque bem seus pés, principalmente entre seus dedos. Não calce sapatos logo após enxugá-los. Deixe que respirem e sequem um pouco antes de calçá-los.
- Use talcos antifúngicos. Eles ajudam a manter os fungos sob  controle
- Troque suas meias diariamente. Caso transpire demais troque-as mais vezes durante o dia.
 
Mas, caso seu problema permaneça, busque um dermatologista pois só ele poderá avaliar seu caso e ter a conduta medicamentosa certa para o seu problema.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

ÁCIDO ÚRICO ALTO? CUIDADO. O MELHOR É PROCURAR UM MÉDICO!

A taxa elevada de ácido úrico no sangue, quer por produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância, chama-se hiperuricemia que provoca a gota que acontece quando há um acúmulo de cristais  na região das articulações.
Mas nem todas as pessoas que têm uma taxa alta de ácido úrico pode desenvolver a gota. Os fatores hereditários, os hábitos alimentares, estilo de vida, excesso de peso, uso de alguns medicamentos contribuem para o aparecimento da doença. É importante que se busque o tratamento correto pois caso contrário podem acontecer deformações articulares, complicações como cálculos renais, complicações renais, deformações nas articulações. Ela tem a incidência maior em homens do que em mulheres e seu diagnóstico definitivo é feito pela presença dos cristais do ácido úrico no líquido aspirado da articulação. Muitas das vezes outras doenças tais como infecções, trauma, artrite reumatóide podem ser confundidas com a gota que é uma doença metabólica, que causa muita dor e atinge uma ou mais articulações.
 Sintomas:
- Vermelhidão nos locais afetados, com a presença de dor, inchaço e quentura 
- Atinge as articulações (base do dedão do pé, articulação do pé, joelho, dedos da mão, pescoço e orelhas)
Prevenção:
- Mudança de estilo de vida (consumir menos bebida alcóolica - principalmente vinho tinto e cerveja)
- Evitar comer frutos do mar, excesso de carne vermelha
- Beber grande quantidade de líquido por dia
                                                      - Adotar uma dieta regular e correta para prevenir o aumento da taxa de 
                                                        ácido úrico

Aqui estão alguns alimentos que possuem alto teor de purina (100 a 100mg em 100gr de alimento) e que devem ser evitados e nos casos de crise não devem ser consumidos:
- anchova, mexilhão, sardinhas, coração, fígado, miolos, rim, caldo de carne, extrato de carne, ovos, fermentos de pão e de cerveja, carne de peixe, aves, carne de gado, aspargo espinafre, cogumelo, ervilha seca, feijões, lentilha.

Portanto, a gota é uma doença crônica e não tem cura. Caso apareça algum sintoma, procure imediatamente um profissional para que possa ser consultado e fechado um diagnóstico para um correto tratamento e se tratado o problema de forma correta muitas sequelas poderão ser evitadas.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

DORES NO CALCANHAR? PODE SER FASCITE PLANTAR.

Photo Andres Rodriguez /Dreamstime.com

Nos dias atuais, devido aos exercício físicos a que as pessoas estão se expondo, esse problema tem se tornado comum. A fascite plantar acontece mais comumente entre pessoas na faixa de 40 a 60 anos, tendo como causa trauma local, pelo uso excessivo do calcanhar (lesão de esforço repetitivo) no caso de atletas e de longas caminhadas, sapatos inapropriados, excesso de peso e sem causa específica (idiopática) e afeta a superfície da sola do pé.
Tem como característica dor na área plantar do calcâneo, sendo mais acentuada no horário matutino, ao colocar o pé no chão, durante os primeiros passos, apresentando melhora no decorrer do dia e piora no final do mesmo.Queimação profunda também acontece e com o passar do tempo, com o estresse repetitivo, podem ocorrer microtraumas na origem da fáscia, gerando inflamação e posteriormente a imagem radiológica de um esporão.
Aos primeiros sinais procure um especialista e durante o processo inflamatório e consequentemente tratamento, é necessário que se faça repouso e se interrompa as atividades físicas.
O uso de calçados apropriados, principalmente quando se pratica exercícios físicos é de suma importância. Procure sempre um calçado que ofereça proteção e acolchoamento para o calcanho.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação médica e diagnóstico procure um profissional para o devido tratamento.