NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Saiba Como Agir em Casos de Enchentes

As enchentes são desastres que facilitam a ocorrência de doenças parasitárias, especialmente aquelas transmitidas pela água, como leptospirose, hepatite A, doenças diarreicas agudas e muitas outras. No entanto, algumas medidas individuais podem ser tomadas para minimizar esses riscos.

Saiba como agir:

Cuidados com a água
Em primeiro lugar, nas regiões atingidas pelas enchentes, é importante cuidar da água que será consumida. A maioria das doenças típicas de enchentes são transmitidas pela água. Ela deve ser filtrada e fervida ou ser tratada com hipoclorito de sódio (2,5%), utilizando, neste último caso, duas gotas para cada litro de água. Depois de 15 minutos sob efeito do produto, a água está pronta para consumo humano.

É preciso também manter a caixa d'água limpa e desinfetada. Deve-se esvaziá-la e limpar seu interior com panos, esponjas e escovas, mas sem utilizar sabão, detergente, ou outros produtos de limpeza. Feito isso, deve-se deixar a água entrar, adicionar hipoclorito de sódio (um litro para cada mil litros de água) ou água sanitária e deixar agir por duas horas. Atenção: essa água com hipoclorito de sódio, neste volume, não deve ser ingerida! Por fim, é só esvaziar e encher a caixa novamente.

Alimentos

Os alimentos estão em segundo lugar na lista de cuidados a serem tomados durante as enchentes. Sua contaminação acontece justamente no contato com a água infectada. Assim, a orientação é que os alimentos sejam selecionados antes de serem consumidos. Qualquer alimento que tenha tido contato direto com a água da inundação deve ser descartado. Os produtos industrializados que estiverem em embalagens resistentes, intactas e lacradas - e que não sejam de plástico, papelão ou papel - devem ser higienizados também com hipoclorito de sódio (duas colheres diluídas em um litro de água).

Higiene Pessoal

A limpeza do próprio corpo também é importante. Esta deve ser feita com água limpa ou com álcool 70%.

Dica
Para evitar picadas de animais peçonhentos, é importante ficar atento: bater colchões, roupas e sapatos; não colocar as mãos em buracos ou frestas; e ao encontrar um animal aparentemente peçonhento, entrar em contato com o Centro de Zoonoses ou Corpo de Bombeiros locais

Leptospirose

Transmitida ao homem por meio da urina de roedores, é a doença mais comum em períodos de enchentes. Ela é causada por uma bactéria chamada Leptospira. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas. Apesar de grande parte dos casos não evoluir para as formas perigosas da doença, a leptospirose, se grave e diagnosticada tardiamente, pode matar. Por isso, a melhor coisa a se fazer é prevenir. Alguns cuidados que podem ser tomados são: evitar contato com a água da enchente; manter os alimentos em recipientes bem fechados e resistentes; manter a residência arrumada e limpa, livre de restos de alimentos (inclusive os de animais de estimação) e lixo; proteger-se com luvas e botas de borracha ao fazer a limpeza da casa ou ao entrar em contato com a água da inundação. Aos surgirem os sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico.

Cuidado com a alimentação durante este período

Os alimentos perecíveis como: carne, frango, peixes, frutos do mar, leite e ovos que não se mantêm adequadamente refrigerados ou congelados podem causar febre, diarreia e vômito se forem consumidos, mesmo que bem cozidos.

O que fazer quando se acidentar e tiver uma lesão na pele?

Procure com urgência o serviço de saúde mais próximo e comunique os detalhes do acidente ao profissional de saúde (não se esqueça de dizer com qual objeto você se acidentou). O melhor a fazer é prevenir-se tomando a vacina antes da possibilidade de um acidente.

Medidas de prevenção

- Não jogar lixo ou objetos nos rios. Isso represa as águas, e com a chuva pode causar enchentes;

- Evite contato com água e lama de enchentes e impeça que as crianças nadem ou brinquem nesses ambientes;

- Evitar contato com água e lama, usando sempre botas e luvas de borracha, ou sacos plásticos amarrados nos pés e nos braços;

- Colocar o lixo em sacos plásticos e em recipientes tampados, para evitar a proliferação de ratos e deixar para coleta pouco antes de o lixeiro passar;

- Todo alimento exposto à água contaminada deve ser jogado fora;

- Ferver e filtrar a água de beber;

- Manter os quintais sempre limpos, evitando acumular entulhos que favoreçam o esconderijo de ratos;

- Guardar os alimentos em lugares secos e dentro de recipientes fechados;

- Colocar telas nos ralos para evitar o acesso de roedores;

- Solicitar água da empresa distribuidora de água no caso de desabastecimento

Fonte: gazetaonline.globo.com

Nenhum comentário: