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terça-feira, 21 de dezembro de 2010

SAIR DA "TPM" DEPENDE DE VOCÊ, MULHER!

Photo © Forca | Dreamstime.com

Muitas pessoas acham que a TPM (Tensão Pré-Menstrual) é um assunto que pertence apenas ao UNIVERSO FEMININO! Se engana quem pensa assim, pois não é nada fácil relacionar-se com uma mulher quando ela está passando por esse período, que antecede em média 10 dias da chegada do fluxo menstrual.
A mulher fica sujeita a dores nas pernas, inchaços, mastalgia (dor nos seios), estresse, irritabilidade, nervosismo, dores de cabeça e com uma grande fragilidade (chora com muita facilidade). Tudo isso se dá devido à flutuação das concentrações cerebrais de cálcio, vitamina B6, magnésio e serotonina e os hormônios que atuam sobre o metabolismo dificultam a absorção desses nutrientes.
Mas então o que fazer para minimizar esses sintomas tão desagradáveis?
Como sempre buscar seu médico ginecologista é o primeiro passo. A conduta de uma nutricionista também é de suma importância, pois nesses momentos a alimentação certa é uma grande aliada para amenizar esses sintomas em até 60%.

Mas aqui vão algumas dicas de alimentos que trabalham a FAVOR e CONTRA:

CONTRA:
- carne vermelha
- bebidas que contenham cafeína e álcool, refrigerantes cola
- frituras, açúcar, cigarro em excesso (potencializam os sintomas)
- condimentos, enlatados e alimentos ricos em sódio

Photo © Cienpies Design & Communication | Dreamstime.com

A FAVOR: 
 - alimentos ricos em ácidos graxos essenciais, pois reduzem o inchaço
- alimentos ricos em cálcio (leite sem lactose, iogurte natural, queijo branco, coalhada), vitamina B6 (banana, batata, arroz, granola, lentilha ajudam a diminuir a dor de cabeça), magnésio (folhas verdes escuras, melancia, manga, abacaxi, feijão, lentilha, salmão)
- alimentos ricos em ômega 3 (diminuem os sintomas de cólicas e sensibilidade das mamas)
- atividades físicas (alivia a tensão)
- consumir bastante líquido
- sucos de limão, melancia, melão, maracujá, uva e água de coco
- abacaxi, melão, morango e melancia são diuréticos naturais contribuindo para diminuir a sensação de peso
- castanha-do-pará, castanha-de-cajú, nozes, amêndoas, macadâmia, avelã, pistache
- centeio, aveia, lentilha, feijão, ervilha, pães cereais e integrais, soja, linhaça

Devido a carência de minerais e vitaminas nesse período o organismo necessita de uma maior ingesta e quase sempre é de doce ou de chocolate. Embora o chocolate dê a sensação de "saciedade e prazer" e ser rico em minerais, serotonina e endorfina seu malefício é bem maior devido ao alto teor de gordura e açucar. Portanto, EVITE-O.
Vale aqui lembrar que não basta apenas buscar uma "dieta adequada" quando está próximo ou mesmo passando pelo problema. A grande contribuição dos alimentos só será de fato notada se houver um critério, ou seja, que durante todo o mês se crie um cardápio adequado à diminuição dos sintomas causados pela Tensão Pré-Menstrual.
Como vê, depende muito de você, mulher!

Dúvidas sobre esse assunto? Deixe aqui seu comentário e buscaremos esclarecer.
Essas informações têm  objetivos meramente informativo e educacional. Para  fins  de   orientação  procure o profissional adequado para o devido esclarecimento.

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