NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cirurgia Bariatrica não significa cura para a diabetes

O Artigo da revista British journal of surgery de 10 de janeiro de 2012(Br J Surg. 2012:88:100-103) mostrou que somente 1/3 dos pacientes diabéticos tipo II submetidos a cirurgia bariatrica entram em completa remissão da doença que é quando a glicose cai para niveis normais. Os autores concluem que a cirugia bariatrica deve ser encarada como um meio de melhorar o controle da glicose no sangue e não para a cura . Esse estudo sugere que os pacientes e os médicos que indicam a cirurgia devem ter expectativas realistas da importancia da cirurgia bariatrica no controle da diabetes, e com ênfase principalmente na redução das complicações como Infarto ,acidente vascular cerebral, tromboses, cegueira, insuficiencia renal, amputacao de membros inferiores e neuropatias.

Artigos como esse tem uma importância significativa e vem em boa hora, tendo em vista a banalização da cirurgia Bariatrica por pacientes e até mesmo por colegas médicos . Muitos pacientes, acreditam que o procedimento não tem risco e que este é o caminho mais fácil para perder peso, ou até mesmo curar a diabetes quando estes sao diabéticos . Esse fato esta muito longe de ser verdadeiro pois há risco real de complicações pós cirúrgicas serias e até mesmo de morte. Muitas vezes ,o paciente é submetido a varias cirurgias e a maioria tem perda de peso, porém permanecem obesos.

Não é raro ,o paciente chegar no consultório do endocrinologista, solicitando a cirurgia pois refere que não consegue fazer a dieta ou seguir os horários da alimentação ; porém a dieta pós cirurgia Bariatrica é muito mais rigorosa com os horários , diga-se freqüência das alimentações , e outras coisas como o teor de fibras e carbohidratos por exemplo. Além da necessidade de reposição de viatminas e minerais diariamente devido a má absorção do estômago pós cirurgia . Se os pacientes fossem para um tratamento ou uma dieta com a mesma vontade que vão para a cirurgia creio que teríamos um aumento substancial de sucesso terapêutico da obesidade e diabetes sem termos a necessidade da cirurgia Bariatrica .

A cirurgia Bariatrica tem as suas indicações e em muitos casos, é realmente de grande ajuda ,podendo ser até mesmo um ultimo recurso , mas o paciente não pode desistir nunca de um tratamento clinico porque acredita que a melhor opção para ele(a) seja a cirurgia; então é fundamental o relacionamento médico paciente para que este tenha confiança no médico e acredite junto com o seu médico no tratamento proposto.

Dr. Ricardo Drumond - Endocrinologista e fundador do Instituto Doutores de Coração

Nenhum comentário: