NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

terça-feira, 18 de outubro de 2011

HOMENAGEM AO DIA DO MÉDICO


"A arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde". Por Winslow, Charles-Edward Amory (1877–1957), nos EUA, 1920 .

             UM POUCO DA HISTÓRIA DA MEDICINA E A NOSSA HOMENAGEM

       A clínica médica nasceu na ilha de KÓS, na Grécia, com Hipócrates, há 2.500 anos. Ele introduziu a anamnese como fase inicial do exame médico e assim surgiu a observação clínica e a compreensão da história da doença, onde o paciente procura o médico que faz o exame físico nos menores detalhes, buscando a elaboração do diagnóstico e prognóstico.
     As primeiras especialidades da medicina que surgiram nos primórdios do século XX foram: clínica médica, obstetrícia, pediatria e cirurgia. A partir de então, vieram a oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, medicina preventiva, otorrinolaringologia, psiquiatria, saúde pública, urologia, proctologia, radiologia, geriatria, dermatologia, angiologia, neurologia, entre outras diversas. Em cada especialidade, o médico pode realizar inúmeras funções como assistência médica, interpretação de exames, prescrição de drogas, controle de medicamentos, efetuar perícias, implementar ações, coordenar programas e serviços de promoção à saúde, auditorias e sindicâncias médicas, adotar medidas de precaução padrão e biossegurança. São muitas as funções que um médico pode exercer.
      O mais admirável no bom médico, é que ele consegue manter o equilíbrio mesmo realizando várias tarefas num plantão de madrugada, por exemplo, consegue ser o provedor da família, um bom pai, marido, filho. Estuda sem parar e quando vence a doença, retribui o mérito ao Criador. Admirável também o médico que não somente identifica e diagnostica uma doença, mas o que ensina a prevenir, estudando o histórico familiar, bem como os hábitos do paciente, para que as intervenções evitem que a doença se instale. O que busca soluções onde já não existe mais esperança e que acredita que cuidar de um simples átomo pode salvar uma vida.
     Todas as vidas que se aproximam do médico são preciosas para esses que são os bons. Eles dedicam seu tempo e disposição também para ajudar ao seu próximo, se doando em ações sociais. Sua função é mais do que a de um profissional, é a de um ser humano que acredita que o seu conhecimento e talento devem ser compartilhados com todas as pessoas, inclusive, com as que não têm acesso à medicina preventiva, ao cuidado com o próximo, ao amor por todos. E quando não conseguem estar presentes, mobilizam um amigo para substituí-lo. Eles correm e não se cansam, são como águias que focam no seu objetivo e lutam pela sobrevida até o fim.
      Esta é uma homenagem neste dia especial, para os nossos amigos Médicos Doutores de Coração que são mais que bons médicos, são “DOUTORES NA ARTE DE AMAR” e a todos aqueles médicos incansáveis, dedicados, pacientes e competentes e que amam ao seu próximo como a si mesmo. A todos vocês, o nosso muito obrigado e o abraço sincero, de toda equipe Idcor.



Nenhum comentário: