NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quinta-feira, 27 de outubro de 2011


DEPRESSÃO NORMAL E PSIQUIÁTRICA

A  depressão é uma palavra usada geralmente, para descrever nossos sentimentos. É comum, todos nós sentirmos desânimo de vez em quando, devido às circusntâncias que a vida cotidiana,  muitas vezes atribulada, atarefada, nos oferece. Esses sentimentos são normais, o que caracteriza uma depressão normal. Já a depressão psiquiátrica, um doença que afeta o humor da pessoa, é algo bem diferente, pois requer tratamento. Há um predomínio de uma tristeza profunda entre outros sintomas que serão esclarecidos no decorrer do artigo.
 Uma pessoa leiga que procura ajudar um amigo aparentemente com uma depressão normal, não sabe o mal que pode estar fazendo a este amigo. Mal este, que pode trazer sérias consequências no caso de uma depressão psiquiátrica (desejo de morte e suicídio, por exemplo). Por isso, sempre que um amigo te pedir conselhos e você perceber alguns sintomas que serão relatados abaixo, indique um profissional específico, neste caso o psiquiatra é o médico indicado. Não tente "resolver o problema dele". Esta é uma doença e como todas, deve ser levada à sério, com respeito e cuidado com o indivíduo.
 Alguns sintomas da depressão psiquiátrica:
-tristeza, pensamentos negativos, enjôos, perda de energia ou interesse, alterações de apetite e sono, sentimento de fracasso, dificuldade de concentração, desconforto no batimento cardíaco, constirpação, dores de cabeça, dificuldade digestiva, boca seca, perda do apetite sexual.
As pessoas, geralmente confundem os sintomas com algo normal, pois eles quase não aparecem simultanemente. Então, muitos julgam ser um problema passageiro, e encobrem a doença. Por isso, se você se identificou com os sintomas a cima citados, procure um médico psiquiatra que é o responsável por este tipo de diagnóstico.
Maiores informações:

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

INTELIGÊNCIA, CRIATIVIDADE E FÉ, POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

Mel Silberman e Freda Hansburg, Phds no livro "Desvendar pessoas - como desenvolver e melhorar seus relacionamentos" definem, em 4 etapas, o processo de melhora de sua inteligência interpessoal: você precisa desejar aprimorar alguma habilidade e se concentrar nela; você precisa aprender através do conhecimento de suas habilidades, tentar experimentar mudanças com cada aspecto da inteligência interpessoal e, enfim, colocar em ação um plano superando obstáculos que impedem seu progresso na vida cotidiana. Mas você deve estar se perguntando como? Através de suas habilidades, que serão instrumento fundamental nesta superação.
Dr. Augusto Jorge Cury, no livro " Inteligência Multifocal", estimula o homem a pensar como sendo um engenheiro de idéias, observando o comportamento das pessoas com sede de conhecimento da inteligência humana, tendo como desafio, gerenciar os processos de construção da inteligência, propiciando a expansão de suas funções mais importantes. Ele chama a atenção para a necessidade de reorganizar o "Caos" que é gerado por esta busca pelo conhecimento e construção do pensamento para que se produza a ciência, tecnologia, arte, relações humanas e o processo socioeducacional e profissional.
Segundo Miguel Sepúlveda, em seu livro "Tempo de Semear- cultivando valores no campo da educação", a arte é fator importantíssimo na educação. Ele enfoca que, através do ato criativo, é possível desenvolver o processo de aprendizagem real e de maneira coerente, proporcionando o desenvolvimento mental da criança e do adolescente.  A educação libertadora verdadeira se dará através do processo criador e da fé. Se em todas as nossas ações do dia-a-dia fosse inserida a criatividade, viveríamos num mundo melhor, repleto de beleza, compreensão, crescimento, possibilidades e amor.
Efim, David Jeremiah, "40 dias para mudar o mundo - Descubra a atitude que pode revolucionar sua vida e transformar a humanidade". Para ele, existem algumas ações que podem fazer a diferença em nosso dia-a-dia. São elas: oferecer ajuda às pessoas - preparar uma refeição para uma amiga que esteja fazendo quimioterapia no dia do tratamento, ou cortar a grama de uma mãe solteira; servir como voluntário em ação social ou hospital, visitar asilos, ajudar no preparo de um "sopão" para pessoas carentes, mobilizar pessoas para prepararem cestas básicas e distribuí-las na comunidade que fica perto da sua casa., viajar em missões de ajuda ao próximo, doar livros à prisão...
Baseada nas leituras dos livros citados acima, percebi enfoques na inteligência e criatividade nos processos de desenvolvimento da aprendizagem e construção do conhecimento e da fé com o autruísmo e solidariedade. São tantas as atitudes que podemos tomar para evitarmos o acúmulo de problemas internos e externos, que podemos dizer que é necessário fazer uma "faxina" nos sentimentos negativos e na própria casa. O que não nos serve mais, pode servir para o nosso próximo e o que nos serve também (amor, talento, dons, alimento, afeto...). Entre outras, essas atitudes podem contribuir (em determinada dosagem) não somente para atingirmos nossos objetivos pessoais e profissionais, mas também para desenvolvermos, com criatividade, nossas reais habilidades, permitindo que se encontre saídas inesperadas de problemas aparentemente impossíveis de se resolver. E assim, nos permitindo viver com mais saúde e alegria!

Ana Gabriela Ribeiro Pereira
Psicóloga Clínica
CRP 29703/5

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Hipoglicemia reativa ao açúcar ou Hipoglicemia funcional



A hipoglicemia funcional ou reativa ocorre atualmente em epidemia no Brasil e EUA, devido à excessiva ingestão de carboidratos refinados como farinha branca, açúcar e alimentos processados. O jejum em períodos prolongados também é causa. Este é um problema que, geralmente se inicia na adolescência com a manifestação de  fortes dores de cabeça (enxaquecas), tontura, vertigem, sensação de calor no corpo, falta de energia, fraqueza, despertando ansiedade, inquietação, labilidade emocional sem motivo aparente, apreensão, diminuição de concentração e de memória (em crise), síndrome do pânico, depressão, fobias, crise de labirintite, sonolência, confusão mental e desmaio. Também são sintomas de hipoglicemia a câimbra noturna, dores musculares, adormecimento e formigamento nos pés ou nas mãos, dor nas pernas e lombar. A maioria das mulheres que procuram médicos com estes sintomas, dizem que são tantas as queixas que não sabem por onde começar a relatar. Pensam ter adquirido várias doenças, procuram vários médicos e não encontram resultado algum. Por isto, é necessário uma anmese dirigida e ministrar dietas livres de açúcar refinado, farinha branca e outros “venenos”. Lembramos da importância de manter uma alimentação equilibrada, evitando o abuso de açúcar e farinhas brancas e, se você se identificou com os sintomas da doença, procure o seu médico, pois na maioria dos casos os sintomas passam despercebidos e confundem o paciente, que muitas vezes se auto-medica (no caso de dores de cabeça) e “deixa pra lá”.

MAIORES INFORMAÇÕES:
- http://projetoadao.blogspot.com/2011/03/hipoglicemia-reativa-ao-acucar-ou.html
- www.leticiacrespo.com/

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

terça-feira, 18 de outubro de 2011

HOMENAGEM AO DIA DO MÉDICO


"A arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde". Por Winslow, Charles-Edward Amory (1877–1957), nos EUA, 1920 .

             UM POUCO DA HISTÓRIA DA MEDICINA E A NOSSA HOMENAGEM

       A clínica médica nasceu na ilha de KÓS, na Grécia, com Hipócrates, há 2.500 anos. Ele introduziu a anamnese como fase inicial do exame médico e assim surgiu a observação clínica e a compreensão da história da doença, onde o paciente procura o médico que faz o exame físico nos menores detalhes, buscando a elaboração do diagnóstico e prognóstico.
     As primeiras especialidades da medicina que surgiram nos primórdios do século XX foram: clínica médica, obstetrícia, pediatria e cirurgia. A partir de então, vieram a oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, medicina preventiva, otorrinolaringologia, psiquiatria, saúde pública, urologia, proctologia, radiologia, geriatria, dermatologia, angiologia, neurologia, entre outras diversas. Em cada especialidade, o médico pode realizar inúmeras funções como assistência médica, interpretação de exames, prescrição de drogas, controle de medicamentos, efetuar perícias, implementar ações, coordenar programas e serviços de promoção à saúde, auditorias e sindicâncias médicas, adotar medidas de precaução padrão e biossegurança. São muitas as funções que um médico pode exercer.
      O mais admirável no bom médico, é que ele consegue manter o equilíbrio mesmo realizando várias tarefas num plantão de madrugada, por exemplo, consegue ser o provedor da família, um bom pai, marido, filho. Estuda sem parar e quando vence a doença, retribui o mérito ao Criador. Admirável também o médico que não somente identifica e diagnostica uma doença, mas o que ensina a prevenir, estudando o histórico familiar, bem como os hábitos do paciente, para que as intervenções evitem que a doença se instale. O que busca soluções onde já não existe mais esperança e que acredita que cuidar de um simples átomo pode salvar uma vida.
     Todas as vidas que se aproximam do médico são preciosas para esses que são os bons. Eles dedicam seu tempo e disposição também para ajudar ao seu próximo, se doando em ações sociais. Sua função é mais do que a de um profissional, é a de um ser humano que acredita que o seu conhecimento e talento devem ser compartilhados com todas as pessoas, inclusive, com as que não têm acesso à medicina preventiva, ao cuidado com o próximo, ao amor por todos. E quando não conseguem estar presentes, mobilizam um amigo para substituí-lo. Eles correm e não se cansam, são como águias que focam no seu objetivo e lutam pela sobrevida até o fim.
      Esta é uma homenagem neste dia especial, para os nossos amigos Médicos Doutores de Coração que são mais que bons médicos, são “DOUTORES NA ARTE DE AMAR” e a todos aqueles médicos incansáveis, dedicados, pacientes e competentes e que amam ao seu próximo como a si mesmo. A todos vocês, o nosso muito obrigado e o abraço sincero, de toda equipe Idcor.



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza



É PESSOAL, ESTE DIA É HOJE! VAMOS NOS CONSCIENTIZAR! AJUDE SEU PRÓXIMO! É COM AMOR NO CORAÇÃO QUE LEMBRAMOS DESTA DATA IMPORTANTE, PARA QUE POSSAMOS JUNTOS BUSCAR AJUDAR A QUEM PRECISA! FAÇA A DIFERENÇA, ESTENDA AS MÃOS EM UNIÃO!
ABRAÇOS DE TODA EQUIPE!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

UMA HOMENAGEM,  FEITA DE CORAÇÃO, AOS NOSSOS AMIGOS DOUTORES DE CORAÇÃO QUE TEM FILHOS, QUE SÃO FILHOS, QUE FORAM CRIANÇAS, QUE SÃO CRIANÇAS, POIS TODO AQUELE QUE AMA ESTA CAUSA, É UM DOUTOR NA ARTE DE AMAR!
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!
ABRAÇOS DE TODOS NÓS DESTA EQUIPE! AMAMOS VOCÊS COM O CORAÇÃO DE CRIANÇA: PURO E CHEIO DE ALEGRIA!