Recebemos de Dra. Teresa a solicitação de esclarecimento quanto ao assunto abaixo, conforme transcrito:
Image Dreamstime
"Sou Nutricionista Funcional e voluntária no setor de Imunologia Clinica e Experimental na Santa Casa do RJ. Trabalho no Ambulatório 19-A, na área da alergia alimentar ( Doença celíaca, hiperatividade...).
"Sou Nutricionista Funcional e voluntária no setor de Imunologia Clinica e Experimental na Santa Casa do RJ. Trabalho no Ambulatório 19-A, na área da alergia alimentar ( Doença celíaca, hiperatividade...).
Prescrevo o resveratrol (suco puro de uva) e os pacientes apresentam uma melhora na parte pulmonar. Gostaria de saber se já foi verificado o reverastrol na Asma/bronquite? Já que age como um antiinflamatório ? Coloco também a curcumina na dieta do paciente.
Obrigada pela atenção. Parabéns pelo trabalho de todos os doutores de coração."
Teresa Pavan
Nutricionista Funcional
Resposta do IDCOR:
"Resveratrol
Nas últimas duas décadas tem sido crescente o interesse em estudos relacionados ao resveratrol e seus benefícios. Já se fala em bloqueio à células cancerosas, no tratamento da obesidade, redução do colesterol e triglicerídeos e aumento da longevidade.
Este interesse resultou da constação do "paradoxo francês", pois apesar do alto consumo de gordura e do alto índice de tabagismo, esta população apresenta grande longevidade atribuída ao consumo moderado diário de vinho tinto.
O resveratrol possui ação anti-oxidante, anti-inflamatória, anti-proliferativa e anti-fibrótica conferindo ação vasoativa e cardioprotetora, daí seu direcionamento para a prevenção de doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, aterosclerose).
Estas múltiplas ações relacionadas ao resveratrol podem ser úteis na mediação da hipertensão arterial pulmonar, via final da DPOC com provável evolução de disfunção do ventrículo direito (cor pulmonale).
A hipertensão arterial pulmonar (neste caso de etiologia secundária ) se caracteriza pela proliferação e remodelamento vascular com aumento progressivo da resistência vascular periférica.
A ação do resveratrol foi atribuida em parte a redução da proliferação vascular, aumento da NO sintetase e óxido nítrico, redução do stress oxidativo, redução da atividade inflamatória (redução do fator de necrose tumoral, interleucinas etc...), diminuição do remodelamento vascular e aumento da função endotelial.
O óxido nítrico se apresenta como um potente vasodilatador e inibidor da proliferação vascular.
É importante salientar que estes estudos são em vitro e em modelos animais ( ratos) , porém esta é uma possível explicação para o que você tem observado na prática".
Dr. Alexandre Drumond
Cardiologista e Coordenador Médico Projeto Doutores de Coração
Algumas referências: Current Allrgy and Asthma Reports
2003,3:121-129
American Heart Association
(hipertension, 2009;54:473)
Nenhum comentário:
Postar um comentário