NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

COMO EVITAR DOENÇAS APÓS ENCHENTES E DESMORONAMENTOS?

Nosso estado tem passado por momentos difíceis devido às chuvas intensas que têm caído em alguns municípios nos últimos meses. Centenas de pessoas perderam suas vidas e outras milhares se encontram desabrigadas, perderam suas casas e seus pertences quando não perderam seus familiares.

Muito se fala em "zona de risco" mas, nesses casos de enchente, todos nós fazemos parte de um "grupo de risco" pois qual de nós não teve que enfrentar alagamentos para se locomover ou até mesmo ter suas casas ou prédio invadidos ou inundados por enchentes ou lama?

Os principais riscos de doenças que essas enchentes trazem são:

- LEPTOSPIROSE, uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada pela leptospira interrogans. Pessoas tanto do sexo masculino quanto do feminino e de todas as faixas etárias podem ser contaminadas por essa bactéria caso tenham tido contato com águas ou lamas de enchentes onde ela se faça presente, pois este contato é dado pela pele.
Outra forma de contaminação é a ingestão de água e alimentos contaminados pela leptospira.
Quais são os principais sintomas dessa doença?

. febre alta súbita
. cansaço
. dor abdominal
. sensação de mal estar
. náusea e vômito
. diarréia
. dor de cabeça constante e acentuada
. dor muscular intensa principalmente na batata da perna
. calafrios

É comum que os olhos fiquem avermelhados e podem aparecer tosse, faringite, manchas avermelhadas no corpo. Nos casos mais graves da doença surge o amarelamento dos olhos, o que caracteriza a icterícia, e pode ocorrer a meningite. Esse estágio da doença (forma mais grave) é chamada de Doença de Weil.
Portanto a qualquer sinal de febre (esta doença pode ter um período de incubação de até 30 dias), se você teve contato com águas ou lama trazidas pela enchente ou até mesmo ingeriu alimentos ou água sob suspeita de contaminação (alimentos sob essa suspeita devem ser descartados).
NÃO utilizar remédios que contenham ácido acetil-salicílico para dor ou febre pois podem aumentar o risco de sangramento (a leptospirose pode levar à manifestações hemorrágicas). Antiinflamatórios também NÃO devem ser consumidos pelo risco de efeitos colaterais como hemorragia digestiva e reações alérgicas.

- HEPATITE "A", doença viral que é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados. Seu período de incubação fica em torno de 30 dias e seus sintomas são febre, fezes esbranquiçadas, urina escurecida e olhos amarelados.
O recomendado é que pessoas que tenham tido contato com água barrenta e lama sejam vacinadas.
Busque ferver sempre a água que será consumida. A higienização bem feita das mãos é de suma importância.
Portanto, como vimos a prevenção é o melhor remédio mas como nem sempre é possível, aqui vão alguns conselhos:

. Se teve sua casa atingida pela água da inundação ou lama, limpá-la com água e sabão (inclusive paredes) e depois lavar com uma mistura de água e água sanitária (um balde de 20 litros colocar 2 xícaras de chá de água sanitária). Lavar roupas e utensílios. A limpeza deve ser feita com luvas e botas de borracha e caso não seja possível a utilização desses meios de segurança, utilizar sacos plásticos duplos nas mãos e pés, para que seja evitado o contato com a água ou a lama.
. Descartar alimentos que tiveram contato direto com a água da enchente e que não podem ser fervidos.
. Em caso de suspeita de contaminação da água que está sendo ingerida colocar duas gotas de água sanitária para cada litro de água e aguardar por trinta minutos antes de consumí-la.
. Fazer a limpeza da caixa d'água que devem ser esvaziadas, suas paredes escovadas e, feito isso, colocar novamente para encher adicionando hipoclorito de sódio (1 litro para cada mil litros de água ou água sanitária e deixar agir por duas horas. Essa água dever ser novamente jogada fora e só então encher a cisterna com água para consumo.
. Sempre e principalmente durante o período de emergência manter as regras básicas de higiene, lavando as mãos com sabão e água fervida ou clorada antes de preparar alimentos, depois de usar sanitário, de participar de limpeza de enchentes e de tocar artigos contaminados pela água da enchente ou esgoto.
. Sempre após ter tido contato com águas de enchente ou lama lavar todo o corpo com sabão ou sabonete e fazer uma desinfecção passando algum produto à base de álcool (sem contra-indicação para uso na pele).

Tem algum sintoma? Busque o SERVIÇO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO E RAPIDAMENTE e informe ao médico o acontecido.
Que esse post possa ajudar a esclarecer as dúvidas de nossos leitores e que o SOL possa voltar a brilhar sobre nosso estado novamente!





Nenhum comentário: