NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tabagismo e coração


Apresentado recentemente no congresso europeu de cardiologia em Munique dois interessantes trabalhos científicos que reforçam a necessidade do combate ao tabagismo.
Dr. Johannes  Schumucker avaliou a incidência de Infarto Agudo do Miocárdio  (IAM)  após a implementação da lei anti-fumo (2008) em locais públicos evidenciando uma redução de cerca de 26 % de IAM em indivíduos não tabagistas, ou seja tabagistas passivos. Esta redução foi ainda mais significativa nos indivíduos jovens e não fumantes (cerca de 31%).  Interessante foi o fato de não apresentar redução estatisticamente significativa em tabagistas ativos possivelmente devido à carga tabágica
alta nesses fumantes não ser alterada significativamente com a exposição ao tabagismo passivo.
Importante ressaltar que a medida anti- fumo teve importante impacto positivo na população como todo e que apesar da sensação de constrangimento descriminação alegadas por alguns tabagistas esta medida se justifica com a redução de IAM de pelo menos um tabagista passivo em cada quatro.
Outro interessante estudo foi apresentado pela Dra. Julia Drativa da suíça que demonstrou que a presença de do tabagismo ativo em adolescentes se correlacionou com um aumento do espessamento da média- intimal carotídea, que pode representar aterosclerose precoce e que se relaciona com maior risco cardiovascular se traduzindo em futuro aumento da incidência de eventos cardiovasculares como Infarto agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral.
Podemos concluir que é fundamental o combate ao tabagismo não somente pelo convencimento e tratamento daqueles que já são tabagistas, mas também combatendo o “recrutamento” de novos tabagistas ( adolescentes em sua grande maioria) realizado com muita eficácia pela indústria de tábacos.
O IDCOR atua ativamente neste combate através de campanhas educativas  com palestras ações sociais aonde são identificados os tabagistas, avaliado o grau de dependência individual,  oferecendo orientações com psicólogos e médicos ainda durante o evento.
 
Dr. Alexandre Drumond - Cardiologista membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Coordenador do Projeto Doutores de Coração.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia – Notícias da ESC Dra. Fernanda  Seligmann Feitosa

Nenhum comentário: