NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

sexta-feira, 11 de março de 2011

DOSAGEM HORMONAL CAPILAR E O INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

“Hormônio no cabelo pode revelar risco de ataque cardíaco".

Com este título foi comentado no site do American College of Cardiology esta nova pesquisa que evidenciou um aumento dos níveis de cortisol nos cabelos de HOMENS, durante internação hospitalar por Infarto Agudo do Miocárdio, aumento este não evidenciado em pacientes internados com outros diagnósticos.

Que o STRESS é um fator de risco para cardiopatias, não há dúvidas, mas até então faltava alguma evidência direta desta relação, algo que inclusive possa reposicionar o STRESS como um dos fatores de risco principais já que atualmente são considerados somente hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, tabagismo e história familiar.

Neste estudo novo, o nível de cortisol no cabelo foi até mesmo um preditor mais importante que hipertensão, tabagismo e colesterol alto.

Nível de cortisol já havia sido previamente mensurado no sangue, na urina e na saliva, porém só refletiam o STRESS do momento. O cortisol capilar reflete uma mensuração ao longo do tempo já que o cabelo cresce em média 1 cm/mês, logo em uma amostra de 3 cm de cabelo, por exemplo, teríamos um marcador de STRESS dos últimos três meses.

Ainda não se sabe se o nível de cortisol capilar seria um fator mutável com a aplicação de medidas tais como mudanças de hábitos de vida, reduzindo o STRESS, ficando essa questão para as próximas pesquisas, assim como a realização do estudo em mulheres.

Mais pesquisas serão necessárias para que este exame possa ser incluído rotineiramente para avaliação de risco como nós hoje fazemos ao dosar colesterol, glicose, pcr-t e ao medir circunferência abdominal.

Fica mais que nunca o conselho daquela música:

 "Don't worry, be happy!"

Não se preocupe , seja feliz !


Dr. Alexandre Drumond
Cardiologista
Coordenador Médico Projeto Doutores de Coração


Dúvidas sobre esse assunto? Deixe aqui seu comentário e buscaremos esclarecer.
Essas informações têm objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação procure o profissional adequado para o devido esclarecimento.










 




Nenhum comentário: