NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quinta-feira, 17 de março de 2011

CIENTIFICAMENTE PROVADO, "RIR" É O MELHOR REMÉDIO PARA O CORAÇÃO!

Rir é o melhor remédio!

Li um artigo com o título “Cinco passos para um coração mais saudável”, onde uma especialista em medicina preventiva dá dicas de como evitar doenças cardíacas.

Rir é uma das atitudes preventivas.

As outras citadas por ela são:

- perguntar ao seu médico quais são os níveis normais de colesterol, triglicérides e pressão arterial;
- se exercitar. A atividade física reduz a pressão sanguínea, melhora as taxas de colesterol, diminui o estresse, melhora o sono, beneficia o humor, melhora a cognição e previne a perda de memória;
- prestar mais atenção na circunferência da sua cintura do que no seu peso. Ela é uma medida mais precisa do que o peso porque a quantidade de gordura em volta da cintura é um elo direto com a hipertensão e o colesterol alto;
- dormir bem e o suficiente. Falta de sono aumenta a pressão sanguínea, induz ao estresse, aumenta o apetite, desacelera o metabolismo, prejudica o humor e piora a cognição.

Quanto ao riso Holly Anderson, diretora de educação no Instituto do Coração Ronald O. Perelman, do Hospital Presbiteriano de Nova York, afirma que:

“Em termos de saúde cardiovascular, rir por apenas 15 minutos equivale a praticar um exercício aeróbico por meia hora. Pesquisas também ligam o riso com a redução de dor e ansiedade, com a função saudável dos vasos sanguíneos e com o aumento dos níveis cerebrais de hormônios que melhoram o humor.”

Vamos praticar?

Comece com um pequeno sorriso, não precisa de motivo nenhum... pode começar "amarelinho", fingido... a endorfina e serotonina sobem... a adrenalina baixa... e num instante você começa a se sentir melhor, a lembrar de coisas boas, de coisas que promovem sua felicidade, e sem perceber, estará dando poderosas e gostosas risadas!

E o melhor, você estará cuidando do seu coração!

Érima de Andrade

Terapeuta Ocupacional
CREFITO 2 4284 TO







terça-feira, 15 de março de 2011

MAPA DE ACESSO - ESCOLA MUNICIPAL ALTIVO CESAR, BARRETO-NITERÓI-RJ





Postando aqui o mapa de acesso ao local da ação social "Doutores de Coração" que será realizada no sábado, 19 de Março, das 9:00 h às 13:00 h.

EXAMES GRATUITOS DE SANGUE/CREATININA EM NITERÓI - RJ

Estamos retransmitindo a notícia publicada no jornal "A Tribuna", do dia 15 de março devido ao seu alto grau de importância:

"Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Instituto Vital Brazil e a Policlínica Sérgio Arouca prepararam uma semana de coleta de sangue para verificar as taxas de creatinina. Entre os dias 14 e 18 de março, das 8h às 12h, todos podem fazer o exame gratuitamente no posto de saúde em frente ao instituto. Não é necessário estar em jejum. O resultado sai em até 48h e será enviado por e-mail ou correio.

Será a primeira vez que esse tipo de exame será feito na tecnologia de papel de filtro, padronizada pelo Instituto Vital Brazil. Essa tecnologia utiliza apenas uma gota de sangue do dedo do paciente. Evita o uso de seringas e agulhas e por isso é muito mais rápido e prático. A insuficiência renal atinge cerca de dois milhões de brasileiros dos quais, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), 60% não sabem que têm o problema. É uma doença silenciosa, sem sintomas, o que dificulta o tratamento.

As formas crônicas da doença causam degeneração progressiva do órgão e podem evoluir para a insuficiência renal. Com o exame da creatinina, o paciente pode descobrir precocemente a doença e tratar. O tratamento evita que a doença se torne crônica e danifique definitivamente os rins.

Em casos mais graves, somente um transplante renal ou diálise podem salvá-lo. Segundo Juan Fidel Bencomo, coordenador do Biomarc (Laboratório de Biomarcadores do Vital Brazil), cerca de 80% dos óbitos em diabéticos é causado por insuficiência renal e a creatinina – usada na triagem dos grupos de risco – é o único marcador que pode fazer o diagnóstico precoce da doença.

A estimativa é de que mais de 150 mil pessoas já deveriam estar em programas de diálise, mas apenas 87 mil estão em tratamento, segundo dados da SBN. Participem... o exame é rápido e pode salvar vidas! A Policlínica Sérgio Arouca fica na Praça Vital Brazil s/nº - Vital Brasil – Santa Rosa. O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br), empresa de ciência e tecnologia, é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. O Instituto é uma sociedade de economia mista sob tutela técnica da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói."





segunda-feira, 14 de março de 2011

WORKSHOP SOBRE PRÓLIBRAS - APADA

Estamos divulgando aqui em nosso blog o workshop que a APADA estará realizando.

DIAS: 2, 9 e 16 de ABRIL
HORÁRIO: 9:00 às 16:00
LOCAL: COLÉGIO IEPIC – TRAVESSA MANOEL CONTINENTINO, 32 / SÃO DOMINGOS (próximo a APADA)

ASSUNTOS A SEREM ABORDADOS: conhecimentos teóricos a respeito da Libras, assim como legislação específica, ética profissional do tradutor / intérprete da Libras. Também serão abordadas questões práticas, tanto para o uso, quanto para a tradução e interpretação.

PRÉ-REQUISITO: curso básico de Libras, de 160 horas.

VALOR: R$ 85,00

FORMA DE PAGAMENTO: deverá ser feito um depósito identificado na conta da APADA até o dia 01/04/2011 (Banco do Brasil / Agência 0072-8 / Conta Corrente 303635-9) e depois enviar o comprovante de depósito e os dados do inscrito por fax (nome completo, telefones para contato, endereço, escolaridade).

CENTRAL DE INTÉRPRETES - APADA NITERÓI
Rua General Andrade Neves, 307 - São Domingos - Niterói
Telefones: 2621-2080 / 2621-5808 / Telfax: 2621-4151
Celular (SMS): 8464-0314 (Robson) / 8464-0315 (Sara)

domingo, 13 de março de 2011

CURSO "ALERGIA ALIMENTAR, MEDIADA E NÃO MEDIATA POR IgE"




Aproveitamos o espaço de nosso blog para divulgar o curso sobre "Alergia Alimentar, mediada e não mediada por IgE" que terá como palestrante nossa mais nova voluntária, Dra. Tereza Pavan - Nutricionista.

Temos a certeza da importância desse curso para os profissionais da área de nutrição e consequentemente do sucesso do mesmo.

Ana Porto
Gestora
IDCOR

STENTS E DIABETES MELLITUS

Transcrevemos abaixo a solicitação de esclarecimento de um usuário:

"Message: Bom dia, meu irmão gemeo colocou 5 stens. em questao de quinze dias passou mau com tontura e dor ,voltamos para o hospital foi diagnosticado que havia um coagulo, mas notaram que ele estava com 350 diabete e ele nunca teve diabete. o que esta ocorrendo, tudo é proveniente das cirurgias (stents)? me ajudem a entender. obrigado."


Resposta IDCOR:
 
Fica difícil avaliar um caso clínico com tão poucos dados e sem ter acompanhado o caso, mas vamos lá.

  1. Esta glicemia de 300 mg/dl pode ter sido verificada aleatóriamente durante o período em que seu irmão esteve internado por conta da trombose do stent, ou seja não em jejum. O que não muda quanto ao diagnóstico de diabetes mas sim quanto a proporção da hiperglicemia.
  2. O stress da doença aguda (exemplo, infarto agudo do miocárdio) pode levar à picos de glicemia, sendo causa comum de descompensações diabéticas.
  3. Pode ser que seu irmão já fosse diabético e não soubesse pois a doença é assintomática na grande maioria dos casos, ou que já apresentasse anteriormente resistência insulínica (pré diabetes ) e tenha sido descompensada com o stress já mencionado.
  4. Existem causas em que o stent pode fechar (ver abaixo o artigo, "Pode um stent fechar?") sendo que, pelo tempo acima de 48 horas, esta trombose é classificada como trombose subaguda do stent.
  5. A diabetes é um fator predisponente de aumento de risco para tromboses.
É muito importante procurar um cardiologista para acompanhamento e realizar modificações no hábitos de vida.

Artigo "PODE UM STENT FECHAR?"

"Existem algumas possíveis complicações pós implante de um stent em que pode ocorrer uma obstrução parcial ou até mesmo total do seu lumem (seu interior), devido à "mecanismos" diferentes e apresentando-se com frequências diferentes:

REESTENOSE - É um estreitamento do stent causado por um crescimento anormal das células do revestimento do vaso e costuma ocorrer de 3 a 6 meses após o procedimento. Com o advento do stent farmacológico (revestidos com medicação), vimos sua incidência cair de 20% para menos de 5%.

Vale ressaltar que pacientes diabéticos, com artérias coronárias finas, com lesões longas, com lesões complexas são mais propensos à reestenose.

TROMBOSE - Ocorre a formação de um trombo (coágulo) devido ao contato do sangue com a estrutura metálica que por sinal é mais comum justamente no stent farmacológico por este apresentar um revestimento anormal de células. É uma complicação mais rara, porém que se apresenta geralmente de maneira aguda podendo ocorrer uma obstrução total do stent (trombose) e como consequência um infarto ou até mesmo morte súbita. O uso do AAS e do clopidogrel diminue sua incidência.

A trombose costuma ser aguda (em 24 horas) ou sub-aguda (após 24 horas, antes dos 30 dias), porém pode ocorrer após 30 dias (tardia).

Dr. Alexandre Drumond
Médico Cardiologista
Coordenador Médico
Projeto Doutores de Coração

sexta-feira, 11 de março de 2011

DOSAGEM HORMONAL CAPILAR E O INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

“Hormônio no cabelo pode revelar risco de ataque cardíaco".

Com este título foi comentado no site do American College of Cardiology esta nova pesquisa que evidenciou um aumento dos níveis de cortisol nos cabelos de HOMENS, durante internação hospitalar por Infarto Agudo do Miocárdio, aumento este não evidenciado em pacientes internados com outros diagnósticos.

Que o STRESS é um fator de risco para cardiopatias, não há dúvidas, mas até então faltava alguma evidência direta desta relação, algo que inclusive possa reposicionar o STRESS como um dos fatores de risco principais já que atualmente são considerados somente hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, tabagismo e história familiar.

Neste estudo novo, o nível de cortisol no cabelo foi até mesmo um preditor mais importante que hipertensão, tabagismo e colesterol alto.

Nível de cortisol já havia sido previamente mensurado no sangue, na urina e na saliva, porém só refletiam o STRESS do momento. O cortisol capilar reflete uma mensuração ao longo do tempo já que o cabelo cresce em média 1 cm/mês, logo em uma amostra de 3 cm de cabelo, por exemplo, teríamos um marcador de STRESS dos últimos três meses.

Ainda não se sabe se o nível de cortisol capilar seria um fator mutável com a aplicação de medidas tais como mudanças de hábitos de vida, reduzindo o STRESS, ficando essa questão para as próximas pesquisas, assim como a realização do estudo em mulheres.

Mais pesquisas serão necessárias para que este exame possa ser incluído rotineiramente para avaliação de risco como nós hoje fazemos ao dosar colesterol, glicose, pcr-t e ao medir circunferência abdominal.

Fica mais que nunca o conselho daquela música:

 "Don't worry, be happy!"

Não se preocupe , seja feliz !


Dr. Alexandre Drumond
Cardiologista
Coordenador Médico Projeto Doutores de Coração


Dúvidas sobre esse assunto? Deixe aqui seu comentário e buscaremos esclarecer.
Essas informações têm objetivos meramente informativo e educacional. Para fins de orientação procure o profissional adequado para o devido esclarecimento.










 




quinta-feira, 10 de março de 2011

ONDE TEM IDCOR TEM PREVENÇÃO!

PREVENÇÃO!
Esse é o nosso compromisso.
IDCOR, parceiros e voluntários, unidos pela saúde preventiva.

Dia 19 de Março, no Barreto. Aguardem por mais notícias!