NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Você já parou para pensar sobre como quer envelhecer?


Pois é bom começar. Uma alimentação balanceada aliada à prática regular de atividades físicas retardam o aparecimento de doenças, prolongam a expectativa de vida e colaboram para chegar à melhor idade com muita vitalidade e disposição.
Para estimular hábitos de vida saudáveis, o Ministério da Saúde, por meio do programa Academia da Saúde, criou espaços públicos para a prática de exercícios físicos com orientação profissional gratuita. Alexandre Rosa, consultor técnico da Academia da Saúde, explica que as atividades propostas nas unidades estão disponíveis para todas as idades. “A ideia na Academia da Saúde é da intergeracionalidade. Ou seja, acreditamos que o idoso tem um papel importante para a saúde, no que diz respeito ao cuidado com o outro e à saúde coletiva. Por isso, o melhor é misturar várias faixas etárias como estratégia para estimular todos a praticarem exercícios”, ressalta o consultor.
O objetivo é estimular a promoção da saúde, bem como a prevenção e a redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das DCNTs, as medidas têm como meta melhorar indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade até 2022.
Mas quais atividades físicas eu posso praticar na terceira idade? Antes de decidir qual melhor exercício é preciso consultar o médico para saber se não há algum impedimento clínico que limite a prática de alguma atividade. Porém, não há motivos para ficar parado. Você pode começar praticando uma simples caminhada. “É fundamental a prática de atividades físicas. Está comprovado: ela melhora a memória, além de toda parte física e emocional. Tudo fica melhor com atividade física!”, destaca a geriatra do Hospital Nossa Senhora Conceição, do Grupo Hospitalar Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde, Fátima Luz da Rosa.
A médica também lembra a necessidade de acrescentar o alongamento para evitar lesões. “O importante é que se mantenha a regularidade da atividade e sempre se faça o alongamento. Muitos pacientes sofrem lesões por não terem se alongado.”, diz Fátima. Na academia, além da ginástica e dos exercícios aeróbios (como caminhada, corrida), os aparelhos disponíveis trabalham com a resistência do próprio corpo. No caso dos idosos, isso melhora a força, o equilíbrio e a percepção do próprio corpo.
Envelhecer saudável - O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (04) que o número de internações dos idosos participantes de programas de envelhecimento saudável diminuiu em 70%. A queda da porcentagem é um dos resultados do Programa para Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doença (Promoprev), que completou um ano.
O Promoprev incentiva as operadoras a oferecer serviços voltados para promoção de qualidade de vida. O balanço de um ano do programa trouxe outros importantes resultados: a redução de 67% de fumantes e, em apenas oito meses, a diminuição do peso corporal em 62% dos inscritos.
Curiosidades - De acordo com o relatório “Envelhecimento no Século XXI: Celebração e Desafio”, da Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada nove pessoas do mundo tem 60 anos ou mais, e a expectativa é de que nos próximos dez anos sejam contabilizados um bilhão de idosos no planeta.
No Brasil, atualmente existem 23,5 milhões de idosos e nas últimas três décadas a expectativa de vida do brasileiro passou de 62 para 73 anos.

Ilana Paiva / Blog da Saúde 
Fonte:http://www.blog.saude.gov.br/

Nenhum comentário: