terça-feira, 30 de agosto de 2011
DIA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA
A ESCLEROSE MÚLTIPLA É UMA DOENÇA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, CARACTERIZADA PELA PRESENÇA DE PLACAS DISSEMINADAS DA DESMIELIZAÇÃO(PERDA DA SUBSTÂNCIA QUE ENVOLVE OS NERVOS-MIELINA) NO CRÂNIO E MEDULA ESPINHAL, GERANDO SINTOMAS E SINAIS NEUROLÓGICOS VARIADOS E MÚLTIPLOS, O QUE TORNA O DIAGNÓSTICO, PROGNÓSTICO E A EFICIÊNCIA DOS MEDICAMENTOS PASSÍVEIS DE DISCUSSÃO.
ESTA PATOLOGIA ACOMETE FREQUENTEMENTE ADULTOS E JOVENS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 20 E 50 ANOS DE IDADE E PRINCIPALMENTE MULHERES NA PROPORÇÃO 2:1, SENDO MAIS COMUM EM CAUCASIANOS.
OS SINTOMAS DA DOENÇA DECORREM DO LOCAL EM QUE A LESÃO ACONTECE. A PERDA DA VISÃO, VISÃO DUPLA, TREMORES, FADIGA, INCONTINÊNCIA URINÁRIA, TRANSTORNOS COGNITIVOS E EMOCIONAIS SÃO ALGUNS TIPOS DE SINTOMAS QUE PODEM SER LEVES, MODERADOS OU GRAVES.
A DOENÇA É INCURÁVEL, OS TRATAMENTOS SÃO PARA AMENIZAR OU EVITAR ATIVIDADES INFLAMATÓRIAS. OS SINTOMAS QUANDO SÃO LEVES, PODEM SER CONFUNDIDOS COM LÚPUS OU LABIRINTITE, POR ISSO, A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO AOS SINTOMAS. O MÉDICO MAIS INDICADO PARA REALIZAR O DIAGNÓSTICO É O NEUROLOGISTA E ESTE DEVE SE BASEAR EM UM EXAME NEUROLÓGICO BEM DETALHADO E NUM HISTÓRICO DE SINTOMAS.
SE VOCÊ IDENTIFICOU ALGUM DESSES SINTOMAS, PROCURE UM NEUROLOGISTA E CUIDE DA SUA SAÚDE!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário