NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Instituto Doutores de Coração participa hoje e amanhã da II SIPAT na empresa Econit Engenharia Ambiental.


II SIPAT ECONIT

Temos como objetivo,  proporcionar uma melhor qualidade de vida aos atendidos por meio do diagnóstico e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis como: hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, tabagismo e obesidade.


29/11 - 16h - Palestra tabagismo - Dr. Maurício Ramos

30/11 - 14h - Blitz da saúde para funcionários

































terça-feira, 27 de novembro de 2012

Parabéns aos nossos médicos voluntários


 Estamos orgulhosos pelos nossos médicos!
 Dr. Alexandre Drumond, Dr. Maurício Ramos, Dr. Ricardo Drumond e Dr. Rodrigo Cantini no dia 29/11 vão ser homenageados pelo seu trabalho voluntário, recebendo o Prêmio Médico Cidadão em São Paulo.
Parabéns aos nossos Doutores de Coração que com sua dedicação e  amor ao próximo ajudam tantas pessoas.
 
                                                                                  O nosso muito obrigado.


                                                                                            
 

 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

I Simpósio IDCOR - PROGRAMAÇÃO


Estamos convidando profissionais da área de saúde e pessoas interessadas no tema para participar do I Simpósio IDCOR sobre tabagismo, que reunirá no dia 01 de dezembro de 2012 na AMF (Associação Médica Fluminense) uma equipe multidisciplinar de trabalho. Nosso objetivo é o de abordar este tema sobre diversos aspectos. 

O tabagismo é a segunda maior causa de morte no mundo e a primeira evitável. “Muitos de cerca de um bilhão querem parar de fumar” (WHO).

Com certeza nós podemos ajudá-los, entre com a gente nesta campanha, e ajude o IDCOR a divulgar este trabalho tão importante para prevenção de várias doenças.


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Palestra IDCOR sobre o tabagismo

 
 
 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Saiba mais sobre o Câncer de Próstata


Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.
Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.
Sintomas
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).
Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.
Diagnóstico
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.
Tratamento
O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.
Recomendações
* Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos;
* Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos;
* Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença; por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos;
* Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada 2 anos; já aqueles com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente;
* Resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas podem gerar muita angústia, apesar de não serem suficientes para estabelecer o diagnóstico de câncer de próstata; para confirmá-lo é indispensável dar prosseguimento a uma avaliação médica detalhada e criteriosa;
* Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.