NOSSAS IDÉIAS E ATITUDES TÊM UM PAPEL: TRANSFORMAR A REALIDADE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Protected by Copyscape Duplicate Content Software

terça-feira, 30 de outubro de 2012

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O que é Câncer de mama?

É o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Fatores de risco
Se uma pessoa da família - principalmente a mãe, irmã ou filha - teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem ter cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

Sintomas de Câncer de mama

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja. Também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama e, por isso, é importante consultar um profissional de saúde.

Diagnóstico de Câncer de mama

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar anualmente um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!
O exame clínico das mamas é realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Nesse exame, poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.

Prevenção

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse autoexame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.
Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.
Fonte: Ministério da Saúde

sábado, 20 de outubro de 2012

Dia Nacional da Osteoporose


O que é Osteoporose?

Osteoporose significa osso poroso, ou seja, é a descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis. É uma doença na qual ocorre diminuição da massa óssea e piora da qualidade do osso, que se torna mais frágil. Quanto maior essa fragilidade, maior é o risco de uma fratura. Embora a ocorrência seja maior no sexo feminino, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento. Os ossos crescem até os 20 anos. A partir daí, a densidade aumenta até os 35 anos e começa a perda de massa progressivamente - ou osteoporose. O processo é mais rápido nas mulheres, principalmente após a menopausa.

Causas

Existem várias causas da doença. As principais são:- Menopausa;- Idade avançada; História familiar de osteoporose; Constituição física magra; É mais frequente na raça branca e em asiáticas; Baixa ingestão de cálcio, ter diabetes, falta de exposição à luz solar, pouca atividade física, hábito de fumar, consumo de álcool, café ou doenças crônicas.
Saiba mais

Perguntas frequentes

1 - Quem não gosta de leite apresenta maior risco de ter osteoporose?

Não. Uma das dicas de prevenção da doença é preocupar-se com a ingestão mínima de cálcio necessário para manter os ossos saudáveis. São recomendados 1.200 mg por dia. Para quem não gosta de leite, é só recorrer a outros laticínios, como queijo.

2 - A osteoporose não tem cura e não pode ser tratada?

A osteoporose não tem cura, mas o tratamento deve ser feito por médicos especializados, capazes de dar orientações sobre medicamentos que estabilizam o quadro da doença ou melhoram o problema. Isso significa evitar maiores complicações e reduzir significantemente o risco de fraturas.

3 - Quem tem osteoporose não pode praticar atividade física?

Pelo contrário. Praticar exercícios físicos é essencial. Nesse caso, os exercícios devem ter impacto mínimo. Caminhada é a atividade mais recomendada.
Saiba mais

4 - Devo me preocupar com a osteoporose somente após a menopausa?

Não. O nível de cálcio no organismo, de fato, é menor após a menopausa, mas a sua incidência não está ligada a essa fase. Sua prevenção deve ser uma preocupação ao longo da vida. Para isso, basta seguir algumas ações cotidianas, como expor-se à luz do sol sem filtro, durante 15 minutos todos os dias. O sol deve incidir sobre a face, tronco superior e braços. Atenção: deve-se evitar o sol após 10 horas da manhã. Vale ainda ingerir vitamina D diariamente. Verduras e laticínios fortificados fornecem este tipo de vitamina.
Saiba mais

5 - A osteoporose é uma doença feminina?

Mulheres têm mais osteoporose que os homens, pois têm os ossos mais finos e mais leves e apresentam perda importante durante a menopausa. No entanto, homens com deficiência alimentar de cálcio e vitaminas estão sujeitos à doença. Inclusive, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) criou o Programa de Osteoporose Masculina (PROMA), desde março de 2004, com o objetivo de quantificar as vítimas da doença para tratá-las e estudar a sua incidência.

6 - A osteoporose é hereditária?

Não significa dizer que, se o histórico familiar é favorável à osteoporose, todos vão desenvolver a doença. Mas é importante, sim, identificar se os pais são portadores de osteoporose. Em caso positivo, deve-se manter cuidado redobrado na prevenção da doença. Explicação: a vitamina D é mais eficiente na absorção do cálcio em algumas pessoas do que em outras e essa característica é hereditária. Descendentes de pessoas que têm menor capacidade de absorção do cálcio no organismo e que apresentaram osteoporose quando adultas têm maior probabilidade de apresentar a doença. Mas nada que bons hábitos alimentares não possam mudar este quadro.

Sintomas de Osteoporose

A osteoporose é silenciosa e o paciente não percebe que está desenvolvendo a doença. O primeiro sintoma é a dor provocada pela fratura.
Saiba mais

Diagnóstico de Osteoporose

A osteoporose não causa nenhum sintoma e, por isso, é chamada de doença silenciosa. O diagnóstico para identificar osteoporose é medir a densidade óssea com auxílio da Densitometria Óssea, que é um exame rápido e indolor.

Tratamento de Osteoporose

Praticar exercícios físicos, evitar o tabagismo e os excessos de café e álcool são medidas necessárias. Deve-se, também, aumentar o consumo de cálcio e vitamina D, através da dieta ou com o uso de medicamentos. O médico deve avaliar sua utilização conforme cada caso.
Saiba mais

Convivendo/ Prognóstico

O consumo de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, assim como exercícios físicos e a exposição à luz solar, são muito importantes para formar e manter ossos saudáveis. Os cuidados com os pacientes com osteoporose são os seguintes:
Saiba mais

  • Exame oftalmológico regular
  • Usar sapatos com sola antideslizante
  • Tapetes presos no chão
  • Evitar pisos muito encerados ou molhados. A ingestão de cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos. Adote uma dieta rica em alimentos com cálcio (leite e derivados, como iogurtes e queijos). Os médicos indicam dois copos de leite desnatado e uma fatia de queijo branco por dia
  • Consuma verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve
  • Evite carne vermelha, refrigerante, café e sal
  • Exponha-se ao sol de forma moderada. Os raios ultravioletas sobre a pele estimulam a produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo. Basta 20 a 30 minutos de sol por dia, entre 6h e 11h
  • Não fume e evite o consumo excessivo de álcool
  • Independente da idade, inicie um programa de exercícios (pode ser caminhada ou musculação, por exemplo). Entre outras vantagens, isso ajuda a fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio e os reflexos, evitando as quedas
  • Mulheres que entraram na menopausa devem consultar um médico para começar um tratamento especial. A partir de 45 anos, devem ser submetidas a um teste de densitometria óssea
  • Obstáculos como móveis, tapetes soltos e pouca iluminação, podem facilitar quedas e, consequentemente, provocar fraturas em pessoas com osteoporose. Saiba como deixar a casa mais segura com algumas dicas: Na cama, é importante que a pessoa sentada consiga apoiar os pés no chão, evitando assim, a hipotensão postural (tonturas)
  • A mesa de cabeceira deve ser 10 centímetros mais alta do que a cama e com bordas arredondadas. Se possível, fixe-a no chão ou na parede, evitando que se desloque caso a pessoa precise se apoiar nela
  • Sempre que possível, instale os interruptores de luz próximos à cama ou adote um abajur
  • Prefira pisos antiderrapantes para áreas molhadas (como box e corredores)
  • Evite tapetes soltos e prefira os de borracha e antiderrapantes
  • O corrimão das escadas deve ter uma altura média de 80 cm e os degraus das escadas devem ser marcados com fitas antiderrapantes.

Fatores de risco

Fatores de risco- História da doença na família; Idade avançada; Imobilizações prolongadas; Alguns tipos de medicamentos;Alcoolismo e tabagismo; Doenças que interferem no metabolismo ósseo.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

domingo, 14 de outubro de 2012

Essa é a nossa causa...


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ser criança...


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Você já parou para pensar sobre como quer envelhecer?


Pois é bom começar. Uma alimentação balanceada aliada à prática regular de atividades físicas retardam o aparecimento de doenças, prolongam a expectativa de vida e colaboram para chegar à melhor idade com muita vitalidade e disposição.
Para estimular hábitos de vida saudáveis, o Ministério da Saúde, por meio do programa Academia da Saúde, criou espaços públicos para a prática de exercícios físicos com orientação profissional gratuita. Alexandre Rosa, consultor técnico da Academia da Saúde, explica que as atividades propostas nas unidades estão disponíveis para todas as idades. “A ideia na Academia da Saúde é da intergeracionalidade. Ou seja, acreditamos que o idoso tem um papel importante para a saúde, no que diz respeito ao cuidado com o outro e à saúde coletiva. Por isso, o melhor é misturar várias faixas etárias como estratégia para estimular todos a praticarem exercícios”, ressalta o consultor.
O objetivo é estimular a promoção da saúde, bem como a prevenção e a redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das DCNTs, as medidas têm como meta melhorar indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade até 2022.
Mas quais atividades físicas eu posso praticar na terceira idade? Antes de decidir qual melhor exercício é preciso consultar o médico para saber se não há algum impedimento clínico que limite a prática de alguma atividade. Porém, não há motivos para ficar parado. Você pode começar praticando uma simples caminhada. “É fundamental a prática de atividades físicas. Está comprovado: ela melhora a memória, além de toda parte física e emocional. Tudo fica melhor com atividade física!”, destaca a geriatra do Hospital Nossa Senhora Conceição, do Grupo Hospitalar Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde, Fátima Luz da Rosa.
A médica também lembra a necessidade de acrescentar o alongamento para evitar lesões. “O importante é que se mantenha a regularidade da atividade e sempre se faça o alongamento. Muitos pacientes sofrem lesões por não terem se alongado.”, diz Fátima. Na academia, além da ginástica e dos exercícios aeróbios (como caminhada, corrida), os aparelhos disponíveis trabalham com a resistência do próprio corpo. No caso dos idosos, isso melhora a força, o equilíbrio e a percepção do próprio corpo.
Envelhecer saudável - O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (04) que o número de internações dos idosos participantes de programas de envelhecimento saudável diminuiu em 70%. A queda da porcentagem é um dos resultados do Programa para Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doença (Promoprev), que completou um ano.
O Promoprev incentiva as operadoras a oferecer serviços voltados para promoção de qualidade de vida. O balanço de um ano do programa trouxe outros importantes resultados: a redução de 67% de fumantes e, em apenas oito meses, a diminuição do peso corporal em 62% dos inscritos.
Curiosidades - De acordo com o relatório “Envelhecimento no Século XXI: Celebração e Desafio”, da Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada nove pessoas do mundo tem 60 anos ou mais, e a expectativa é de que nos próximos dez anos sejam contabilizados um bilhão de idosos no planeta.
No Brasil, atualmente existem 23,5 milhões de idosos e nas últimas três décadas a expectativa de vida do brasileiro passou de 62 para 73 anos.

Ilana Paiva / Blog da Saúde 
Fonte:http://www.blog.saude.gov.br/

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Doar leite materno é multiplicar vida com esperança.


A campanha, com período de veiculação de 1º de outubro de 2012 à 1º de outubro de 2013, incentiva à doação para que mais crianças brasileiras cresçam com saúde.

Informações em: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/